"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2009

NASCIDO DO ESPÍRITO

Meditando em João 3...

Em Israel existe uma grande cidade chamada Jerusalém, que está localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, lá nas Montanhas Judéias. Era Páscoa, e por ali estava Jesus de passagem, ficou pouco tempo na cidade, e fez muitos sinais durante a festa. De noite um homem chamado Nicodemos o procurou. Penso que nessa hora tudo devia estar mais tranqüilo. Era uma hora boa também para quem queria ser discreto.

Nicodemos era Doutor da Lei na época, fariseu. Ele era um cara culto, educado, inteligente e fazia parte do grupo que criou a sinagoga. Fariseu significa separado, santo. Ele se dirige a Jesus e o chama de Rabi, que significa grande, ou mestre. Em sua primeira frase ele constata que Jesus é Mestre e veio da parte de Deus. Ora, é a única explicação para alguém que pode fazer sinais como os que Jesus fazia. Impossível se Deus não estiver com Ele, acrescenta Nicodemos.

Conheço muitos “mestres” que com elogios mais econômicos que os de Nicodemos a Jesus, se sentiriam o próprio Cristo. Jesus com palavras de autoridade e amor diz para Nicodemos que ele não estava vendo nada. Que o Reino de Deus ele ainda não via. Em verdade disse Jesus que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

O que queria Nicodemos afinal?
Era um curioso que queria ver Jesus de perto e deu uma “carteirada” de religioso oficial para chegar até ele sem a multidão? Ou ele estava como o mundo está... Sedento de Deus e querendo ir além dos sinais de Jesus?
Ele replica a Jesus, desnorteado, querendo saber como poderia nascer de novo se já era velho. Como seria o processo? Abre-se o ventre de minha mãe e eu entro e saio? Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus, responde Jesus. Ele diz “pode” e não “poderá” pela segunda vez.
Será que “pode” significa contemplar o Reino de Deus de imediato, vivê-lo agora, hoje; não é algo que só pertence ao “além”?
Viver as promessas de Deus e permitir que Ele o acolha como um Rei acolhe e protege seu povo. Colocar-se submisso à Sua vontade, que é boa perfeita e agradável.

Jesus revela a Nicodemos que ele pode ter o Deus criador do céu e da terra como Rei na sua vida, suas escolhas, seus passos, naquele momento. O que nasce da carne é carne, e a carne de fato só pode produzir carne. Mas o Espírito Santo Consolador convence o homem do pecado, da justiça e do juizo e faz nascer um espírito novo. Quem nasce do Espírito assume o estado de vento que sopra onde quer e que é possível ouvi-lo, mas não se sabe d’onde vem e nem para onde vai. É peculiar do vento ser dependente por completo de quem sopra. Ele nasce com essa benção. Só quem sopra sabe a direção e o propósito. Nicodemos, expressando características de um discípulo legítimo, tentava entender e lutava para sair daquela conversa com o coração consolado e aquietado das suas inúmeras dúvidas e questionamentos.

Jesus o acode perguntando como ele não compreendia tudo isso, se era mestre em Israel.
Ele poderia testificar o que via, de modo que presenciava as Suas maravilhas. Lamenta Jesus por não poder falar das coisas Celestiais com Nicodemos, se ao falar apenas das terrenas ele não entendia.
Moisés no passado ergueu uma serpente de bronze no deserto, como Deus havia mandado, para que quem tivesse sido mordido por serpentes e olhasse para ela não perecesse. Então Jesus comparou com a sua missão, de ser também levantado para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16.
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5.17.
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, também ama ao que dele é nascido. I João 5.1.


TEXTO DE LEONARDO A. FARIAS ROCHA

Nenhum comentário: