"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fonte de Jacó





Meditando em João 4...

Em uma terra chamada Sicar lá na Samaria havia um poço, conhecido como a Fonte de Jacó. 

Aquele pedaço de terra foi comprado por Jacó tempos atrás, por isso o nome do poço. 

Aquelas águas abençoaram a descendência de Jacó por muito tempo. 

Conta a história que Jesus certo dia sentou-se ali, cansado de uma longa caminhada, cerca de 200 Km. Seguia para a Galileia e parou para descansar um pouco. Imagino que se esconder do sol de mais ou menos meio dia também era a ideia d'Ele. Posso até imaginar a sensação que Ele teve ao ver aquela água do poço no meio da sua jornada, com sol a pino. 

Os que com Jesus andavam foram ao centro da cidade comprar alimentos. Enquanto isso Ele os esperava talvez debaixo de alguma árvore ali próximo ao poço, protegendo-se do calor e aguardando, quem sabe, uma chance de tomar uns goles d’aquela água abençoada. 

Naquele mesmo instante aproximou-se uma mulher samaritana para buscar água. Ela, provavelmente, estava usando algum tipo de balde feito de couro de animais (muito usado na época) para tirar água do poço. Essa era a única maneira, pela profundidade do poço. 

A Fonte de Jacó ficava longe da cidade cerca de 30 km. Alguma coisa motivara aquela mulher a afastar-se essa distância da cidade naquela hora em busca de água e desconfio que não era apenas sede. Jesus pede um pouco de água para aproveitar, é claro, o balde da mulher. 

Ela era samaritana e Ele Judeu. 

Povos que não se entendiam havia 400 anos. 

Foi um susto para ela que, certamente, estava com a cabeça longe, com os pensamentos que só Deus sabe onde. Essa era a questão, ela não sabia que Ele sabia, mas Ele sabia. Ela deve ter esbugalhado os olhos de espanto, entronchado o pescoço na direção de Jesus e logo perguntando como é que ele pôde fazer algo assim, pedir água a uma mulher samaritana se ele é Judeu. 

Acho até que por alguns segundos ela esqueceu o que a perturbava na caminhada da cidade até o poço. 

Jesus então disse que se ela soubesse quem lhe pedira água e se conhecesse o Dom de Deus...

Ah se ela soubesse...

Ah se ela conhecesse... 

Seria ela quem estaria pedindo e estaria recebendo! Porque Ele daria água viva.

E ela completou dizendo que ele não tinha nem balde, como arranjaria água viva...? 

Jacó que era o cara da época precisou de balde para dar de beber aos filhos e animais. 

E completa perguntando se por acaso era Ele maior que Jacó. Jesus respondeu a uma pergunta que ela estava fazendo com o espírito e com a expressão do seu olhar e da sua alma. 

Ele diz que quem beber da água do poço voltará a ter sede. Mas quem beber da água dada por Ele, nunca mais terá sede, para sempre. Muito pelo contrário, essa água será em quem beber a própria fonte e jorrará eternamente. 

Ela estava disposta a caminhar qualquer distância, mergulhar em um poço sem preocupar-se com a sua profundidade, carregar o peso que fosse necessário com o propósito de esquecer um pouco sua agonia. Definitivamente, beber água não era a sua motivação. 

Ela precisava de um motivo para se afastar de todos os que a julgavam. Fugir, se esconder, se sentir livre. Ela tinha um problema que era repudiado por todos na época. Jesus conhecia seu sofrimento e deixou aquela mulher admirada por conhecer toda a sua vida. 

A água que Jesus ofereceu e apenas Ele pode oferecer não foi para matar a sede física, foi para matar uma sede espiritual que só ela sabia a intensidade. 

Não se sabe o nome dela, mas sabe-se que aquele encontro mudou sua vida. 

Jesus conhece o que me dá sede, Ele sabe exatamente porque eu procuro o poço, porque caminho longas distâncias. 

Ele sabe o peso exato que está sobre as minhas costas. 

Ele sabe o que comprime o meu coração. 

Esse encontro me ensinou onde beber água viva. 

Ensinou sobre confissão, busca e adoração.

Leonardo Augusto Farias Rocha (Meu filho)


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32


(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

João 10:10



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:30


2 comentários:

Andreia disse...

Améi...é incrível, porque Deus não faz nada sem propósito. A primeira vista Jesus parou lá no poço somente para descançar, mas como Ele faz muito mais além, na verdade também marcou encontro para mudança de vida daquela samaritana. Fica na paz!

Regina Farias disse...

E a mudança no coração daquela samaritana provocou mudança nos corações de muitos outros samaritanos...