"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

domingo, 23 de janeiro de 2011

Amigos e amigos.





Amigo de farra é que nem amigo de igreja. Ou irmão, seja lá como queira chamar – o comportamento é o mesmo.

Vamos comparar?

Os “amigos de farra” são aqueles que querem companhia para uma balada. Se você curte uma boa saída para farrear, não se preocupe, amigos não faltarão. Mas isso requer algumas considerações, pois você precisa estar bem trajado, para não fazer feio na night ou na saída diurna. Em locais como praia ou piscina você tem que estar sarado para fazer a fita. Pra facilitar tenha um bom “carango” e esteja sempre motorizado. Mas não vale qualquer tipo de automóvel, tem que ser “tunado”. Não precisa nem falar que tem que ter uma marca famosa, de preço elevado – ainda que seja falsa – estampada em alguma parte do corpo. Sem nunca esquecer que é preciso estar sempre disposto a beber, cair e levantar.

Até aqui você é quase o cara.

Vejamos entre os “irmãos” como funciona: para entrar para galera, de cara procure um ministério. Se você conseguir liderar um, então você vira rei. Seja amigo do pastor, ande com a bíblia e decore alguns versículos. Se souber tocar violão e aprender os “corinhos” mais conhecidos, a sua fama se espalha mais rápido e o seu Orkut não irá suportar de tantos amigos. O lanche depois do culto é indispensável. Mas volte para casa antes das 22h para não parecer que está desviado. Isso é perigosíssimo, você pode perder alguns amigos agindo assim. Nunca falte a um culto jovem. Fique algumas vezes do lado de fora durante o culto, conversando, e a sua rede de amigos irá pipocar. Enquanto estiver dentro do templo na hora do culto, se emocione sempre que puder. Para igrejas pentecostais não precisa de todo esse esforço que acabei de descrever. É só falar em línguas que tá tudo certo.

Posto isso, podemos agora concluir a nossa comparação:

Deixe qualquer um destes costumes citados e descubra que todos com quem você desabafou na mesa do bar ou compartilhou em encontros de oração não passam de meros conhecidos, ou melhor, de gente à procura de gente que sirva para os seus interesses. Não irão mais te ligar nem passarão mais na sua casa. E, quando olharem para você na rua, será como a um estranho. Não podem mais contar com você nas programações, você é peça fora do jogo.

Dica: continue tomando umas ou se reunindo com os irmãos. Seja o que for, não deixe sua vida social. Nunca dispense uma boa saída, um bom papo, uma balada bacana. Nessas horas também crescemos, aprendemos um bocado, e o melhor, curtimos pra caramba. Conheça sempre pessoas novas, quanto mais, melhor. Como disse Cazuza certa vez, multiplicar é melhor que somar. Mas quando puder experimente uma amizade verdadeira, sincera. Elas são como as vitaminas necessárias para o corpo humano, te fazem crescer com saúde. Valorize as que já tem; não as deixe escorregar entre os dedos da mão como a areia da praia. Seja sempre você de verdade e isso será fácil. Com as que virão pela frente, permaneça cuidadoso. As verdadeiras são as que nos colocam para frente, as que edificam.

Texto de Léo (Aniversariante do dia)


7 comentários:

René disse...

Oi Rê,

Parabéns pelo aniversário do Leo! Espero que você tenha muito mais felicidades com ele, do que já teve desde que ele nasceu!

E que o Senhor encha o coração e a vida de vocês com muita Paz! E também com muito entendimento e muito amor!

O moleque é esperto, não? Tem um ótimo discernimento! Acho que é o segundo texto dele que leio. Os dois, muito bons! Parabéns pra você e pra ele!

Abração e continue na Paz!

Casal 20 disse...

Léo, gostei mesmo do seu texto, porque ele me fez lembrar de uma aula que uma vez eu tive de Antropologia. Neste curso, estávamos estudando sobre a nossa cultura brasileira e comparando com outras, etc. Mas, fiquei muito chocado, quando a professora nos fez perceber que a maioria dos "amigos" que nos cercam são do tipo "amigos funcionais". Isto é, amigos que se servem de você enquanto você "funciona" para eles.

Foi muito estranho, porque se nós começarmos a puxar a linha desse carretel parece que não sobra quase ninguém. Todo mundo é interesseiro! Todo mundo está perto porque "ganha" alguma coisa contigo. Pior ainda é quando descobrimos que fazemos a mesma coisa com os outros.

Rapaz, resposta para isso? É só a Graça para não deixar a gente perdido nessa matrix de nós mesmos totalmente depravada.

Abraços ao Léo e para a Regina também.

Regina Farias disse...

René,
Obrigada, meu amigo.
Eu também espero, em Cristo, muito mais alegrias...

Também vejo assim, como você: ele tem discernimento e isso não só me faz dar graças a Deus como me deixa em paz.

Com amor, em Cristo,
Rê.

Regina Farias disse...

Oi, Casal!

De volta à ativa? :)

Então,

Como diz você com muita sabedoria, a única resposta pra isso é a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Graça "tiramos de letra" essas deformações que teimam em nos acompanhar...

Abs,

Rê.

Casal 20 disse...

Claro, querida Rê. Olha, colocamos no perfil do blog o nosso e-mail de contato.

Escrve para gente, quando puder.

Abraços sempre afetuosos.

Míryam Lobo disse...

Paz!

Muito bom o seu texto.

É assim mesmo... fora da igreja até sabemos que é bem por aí mesmo. Mas eu, pessoalmente passei por umas experiências destas dentro da igreja. Simplesmente por não comparecer aos "grupos" de jovens que tem lá, desistiram de mim... hj entram e saem do msn e nem cumprimentam. É impressionante!!

Aizade verdadeira é difícil de encontrar, mas Deus nos honra... eu tenho, graças a Deus pessoas que eu sei que me amam e se importam comigo pelo que eu sou, independente da forma que eu seja... isto é o verdadeiro amor!

Muito legal seu texto!

Paz pro seu coração de amor ♥ !

Wendel Bernardes disse...

O Léo é mesmo fera heim, também puxou a escrita (profética) da mamãe Bispa (srrssrsr)...

Fiquei mesmo tonteado com as palvras do René, que desejou a felicidade ainda maiores do que as de até então....

Poxa, eu sei o que significa isso por ser pai, imagina se meus filhos me derem mais alegrias ainda?
Rrssrsrsrsrsrs

Pelo visto, as palvras proféticas do Apóstolo René têm mesmo se cumprido heim?

Grande abraço a você Rê, e que o Léo seja ainda mais feliz a cada dia tanto em família, quanto em cada área de sua vida!

Paz!