"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Meu principal inimigo sou eu



Toda experiência que brota do Evangelho, primeiro nasce dentro do coração para depois se mostrar para fora! Assim são as coisas do Reino e no Reino. Talvez por isso os judeus, especialmente os religiosos, experimentaram uma grande frustração em relação a Jesus.

Isso porque toda a espiritualidade dos contemporâneos de Jesus era performática, sempre de fora para dentro e nunca algo que nascia de uma convicção do coração. Dito isto, acredito então que a nossa maior luta é a que travamos conosco.

Ora, foi Paulo quem disse que o bem que ele sabia que devia fazer, esse ele não fazia; ao contrário, o mal que ele não devia fazer, esse sim, era a pulsão mais forte do seu ser. Também os Evangelhos nos afirmam que é do coração do homem que procedem todos os males, e é Jesus quem vai dizer que não é o que entra no homem que o contamina, mas o que nasce no ser dele, ou seja, são suas motivações, é aquilo que ninguém pode ver! Lemos também nos Evangelhos: “Onde está o teu tesouro, ali estará o teu coração”, de modo que é justamente ali que habita a centralidade da vida, porque é o coração que “define” as prioridades na existência.

Portanto, a luta, antes de ser um enfrentamento externo, com demônios e feras cinematográficas, se trava nas trincheiras da alma, onde habitam os piores demônios e bestas dos seres humanos. Na verdade, para nós seria muito mais fácil lidar com realidades físicas, objetais, com geografias definidas, com circunstâncias limitadas, onde frases mágicas como: “está amarrado”, ou “eu te repreendo”, fossem suficientes para resolver nossas guerras interiores, na realidade, na maioria das vezes o que está dentro, e ninguém vê, é absurdamente mais feio e demoníaco, do que os demoniozinhos das encruzilhadas cheias de despachos.

Senhor, livra-me de mim mesmo! Essa tem sido minha oração, quando olho para dentro de mim, quando percebo, como que em flashes, as motivações que tantas vezes habitam meu coração! Ao mesmo tempo em que sei que só O Evangelho-Jesus pode me libertar. Fora disso será sempre uma tentativa infantil de esconder um rinoceronte atrás de um pé de alface; fora do Evangelho será sempre a busca angustiante de querer ser o que nunca se conseguirá ser. Fora do Evangelho desejaremos sempre tratar a existência pela via das coisas desse mundo e nunca sob a ótica de Jesus!

Senhor, salva-me de mim mesmo! Abre os meus olhos para que eu enxergue sempre com o coração. Dá-me forças para olhar para dentro de mim e enfrentar meus demônios interiores e que eles sejam vencidos pela força da Verdade do teu Evangelho. Amém!


Pedro Albuquerque

(grifos meus-RF)