"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quarta-feira, 9 de maio de 2012

QUERES ser curado?




As narrativas do evangelho nos mostram que, quando Jesus cura alguém, suas palavras geralmente são: Vai em paz, a tua fé te salvou.

Já em relação ao homem que jazia há 38 anos, próximo ao tanque de águas curadoras, Ele fala diferente. Aliás, trava com ele um breve diálogo como não se vê ao longo das narrativas em relação a cura.

Primeiro de tudo, fica bem claro no texto que Ele não chega se apresentando ao enfermo - Olá, tudo beleza? Então, eu sou Deus e to aqui pra resolver tua bronca, manda lá! Não foi nada disso.

Ele vai direto ao cerne da questão – QUERES ser curado?

Para o enfermo - por certo muito admirado!  - ele era apenas uma pessoa que se aproximou dele e se importou com seu problema. Mas Jesus foi além, mostrando a ele que confiar em uma cura implica em tomar uma atitude, sair da mesmice, do marasmo, do engessamento.

O interessante é que Jesus logo sacou a cantoria sem fim daquele doente cheio de autocomiseração: ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém me chama de meu amor, a vida passa e eu sem ninguém, ninguém me abraça nem me quer bem lá lá lá...

Então Ele diz, enfaticamente: “Levanta-te, toma o teu leito e anda"

Conhecendo imediatamente seu coração, ignorou sua choradeira colocando-o à prova. Diz para ele se levantar, colocar o problema nas costas e seguir em frente. Jesus o aborda, mas não tem a menor paciência para ficar ali parado ouvindo sua explicação. Já conhece o tipo. O homem, por sua vez, sabia que aquela água sarava qualquer doença, mas a dó que tinha de si mesmo era tão patológica que ele não conseguia fazer um esforço mínimo.

João nos conta que ali havia uma multidão, mas Jesus se dirigiu àquele homem, particularmente. Isso me chama muito à atenção e me faz parar para fazer uma reflexão sobre alguns aspectos.

Primeiro de tudo, o homem não foi movido pela fé, uma vez que ele nem sonhava que aquele outro homem era Jesus.

"Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era." (João 5: 12.13a)

Depois, gente assim, dificilmente é curada. Sem fé, sem esperança e sem gente para amar e dar amor, ele engessou-se mais na alma do que exatamente nas pernas. Sua limitação e deficiência eram na mente.

E eu imagino que essa abordagem teve efeito imediato em sua alma, tipo um tratamento de choque, por causa do contundente AMOR com o qual aquele homem falara com o enfermo. E funcionou, não por ser uma demonstração de amor pseudo-piedoso, complacente, lerdo, mas pela maneira bem especial de demonstrar real interesse pelo problema sem sentir aquela peninha inútil que certamente o doente capta e que, em círculo vicioso, só realimenta o mal. Eu tenho um irmão de sangue de fino senso de humor que, certamente, diria que Jesus usou o infalível 'método Piaget/Pinochet' que precisamos adotar em determinadas situações.

Eu não tenho nenhuma dúvida: o paralítico foi curado pelo Amor.

A fé e a esperança são importantes, mas o mais importante é o AMOR.

Ora, esperança ele não tinha: - ‘Não tenho ninguém...’

Fé... Menos ainda! O próprio tempo em que ele passou ali, parado, coladinho na cura, denuncia isso. E mais: para o paralítico ali estava certamente a única pessoa que dele se compadeceu dando-lhe a exata atenção e as exatas palavras que ele precisava.

E, mais tarde, quando Jesus se encontra com ele no templo, ainda o adverte, pois sabendo que seu pecado era a desesperança que o havia deixado preso na alma durante 38 anos, esse era Seu cuidado: que ele não perdesse mais a esperança! E não voltasse a ter doenças iguais ou piores devido àquele seu terrível comportamento e modo de ver as coisas.

Então, sem qualquer plaquinha de identificação ou currículo religioso à mão ,  e menos ainda em tom de ameaça (como querem os seguidores do deus-turrão/sádico-vingativo), foi assim que Ele deu o toque:

- Olha que já estás curado; não peques mais para que não te suceda coisa pior.

E aos engessados religiosos que continuam pensando que falando nesses termos, Jesus estava ameaçando, vai um lembrete do que nos diz o próprio JESUS:

 - Eu vim para curar e não para julgar ou condenar.

Jesus sabe que o paralítico na alma é teimoso e resiste em romper seus limites, e ainda tenta se justificar, tendo explicações na ponta da língua para o seu caso sem solução. Uns são reclamões, outros manipulam com chantagens emocionais, outros são mais silenciosos.

Mas Jesus ignora todas essas nossas emoções negativas porque conhece as nossas potencialidades e espera que as usemos; numa sequência que nos leva a atitudes práticas. A interação entre os aspectos mental, espiritual e físico é algo puramente bíblico e essa visão holística do homem não é creditada a nenhum outro psicoterapeuta senão ao maior psicólogo de todos os tempos cuja proposta é que tenhamos uma vida saudável em todos os aspectos de modo que possamos viver com plenitude, uma vida em constante transformação e que começa pela saúde da mente.

Daí quando Ele diz para termos bom ânimo perante as aflições que certamente enfrentaríamos, ele nos incentiva a superar as adversidades, sejam quais forem, para experimentarmos, aqui mesmo, as Suas bênçãos! Porque, afinal, somos peregrinos que almejamos felicidade eterna, mas também felicidade aqui e agora!

Portanto, paremos de choramingar, de nos lamentarmos, poupemo-nos de filosofias vãs, de tanto blá blá blá.

Sai dessa letargia mental. Pega tua cama e segue em frente. Sem medo de ser feliz.

4 comentários:

João Carlos disse...

Bispa, é verdade, os dois acordaram ontem falando de amor, cada um por um ângulo diferente, o que culminou em um completar o outro, yes!

Sobre o texto, também o acho emblemático: O tosco do paralítico, ao ser questionado sobre se queria ser curado, já começou a listar os inúmeros problemas que ele tinha, ao invés de apenas responder: QUERO!!!!

Conheço tanta gente assim... Como dói conviver com gente que ama não Àquele que tem o poder de trazer a cura para sua paralisia da alma e do corpo, mas - sim - a própria desgraça.

São pessoas que não querem melhorar para não ter que colocar a mão na massa. Se forem curados de suas enfermidades, acaba a fonte de renda, seja ela qual for...

Só amando mesmo... Só amando e deixando ser amado para encontrar esta cura.

Besos e sua bênção bispa!

JC

Regina Farias disse...

J.C.

Vc complementa bem, mas aqui, especialmente, disse uma coisa muito certa: DÓI muito certos tipos de constatações...
----
E vc continua me chamando de bispa certamente achando que eu vou te dar algumas verdinhas escondidas no meu LPA ah ah ah :)

Ai como eu gosto de abobrinha, faz um bem enorrrme à pressão :)

João Carlos disse...

Eu pedi sua benção, não sua ben$$ão... (o que não deixa de ser uma excelente idéia...)

Regina Farias disse...

Tô ligada que ficou implícito rss

Mas eu fiz questão de colocar essa passagem, especificamente, porque muito me inquietou um comentário ali em um blog onde o comentarista diz que a misericórdia de Jesus tem fim, usando essa Sua frase 'Olha que já estás curado; não peques mais para que não te suceda coisa pior'.

Ora, o cara é muito pretensioso, tem a petulância de traçar o perfil do próprio Pai, tem o desplante de dar limite ao AMOR, usa e abusa de versículos soltos, aí quando a gente esclarece, ele se arma do mesmo juízo próprio e da tacanha justiça pessoal que mensurou o amor de Deus, sendo que desta feita com ironia e agressividade 'dicunforça'. E, achando pouco, fecha suas pérolas com uma frase bíblica de efeito do tipo 'contendas não agradar a Deus' e blá blá blá

Sabe, tem hora que cansa de tanto disparate vindo de gente adulta e que se diz em suas verdadeiras faculdades mentais.

A minha sorte é que eu tenho aprendido a mesclar bem esse meu repúdio com as abobrinhas he he, porque senão... Haja saúde, física e mental :)

Tá ligado?

Ósculos Santos e Amplexos rss

R.