"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sábado, 1 de maio de 2010

Uma cerveja antes do almoço...


Ontem me lembrei dessa música do saudoso Chico Science ao receber o convite para segurar vela no almoço de comemoração de cinco anos de namoro de meu filhote caçula. E não pense que me fiz de rogada nem preparei discurso do tipo, “vou nada, sogra só atrapalha”. Apenas perguntei em tom maroto se eles estavam certos daquilo, mas em seguida corri para me produzir e algum tempo depois lá estávamos os três sentados olhando o mar e tomando uma gelada na antessala enquanto aguardávamos esvaziar uma mesa.

E, diga-se de passagem, que hoje em dia isso se tornou mais raro na minha vidinha pacata e caseira, embora ao mesmo tempo seja inevitável a feliz comparação/lembrança, pois não há nada mais interessante do que sair de casa para um evento assim por querer, por vontade, porque você mesmo escolheu ir, de maneira leve e agradável, e não por ter que obedecer a uma agenda social pesada e forçada. Muitas vezes uma agenda que nem é sua e que torna esses tais almoços executivos terrivelmente indigestos. Blergh!

E aquele momento super agradável me fez refletir o quanto é saudável e prazeroso bebericar uma cerveja geladinha em espera aconchegante, com gente circulando, principalmente em silêncio; pois bora combinar que não há nada mais neurótico do que almoçar nessas tais praças de alimentação de shoppings. Nada contra as praças em si, mas aquele barulho ensurdecedor que você sabe que está ali instalado mas não sabe de onde vem ao certo, é de tirar o apetite de qualquer um. Ah, já sei rss, vou lançar a idéia de plaquinhas com dizeres alusivos a isso, já que esses lugares se tornaram nosso espaço de refeição mais corriqueiro.

Enfim, aquele local era especial para aquele casal porque era um dia especial!

Enquanto conversávamos bobagens sem o menor sinal de pressa, aproxima-se o garçon em seu gesto habitual perguntando se queríamos uma cerveja, e eu que estava um tanto distraída em relação a isso, achei ótima a dica.

Olhei para o casalzinho lindo e perguntei:

- Bora?! – e complementei cantarolando - Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor...

E ali, tomando nossa geladésima, conversamos amenidades, encontramos pessoas conhecidas, com as quais trocamos rápidos e amigáveis abraços e beijos sociais entre palavrinhas expressas ora com um, ora com outro que fosse se aproximando... Ou não!

Falando nisso...

Esse mundo é mesmo um ovo. É sair de casa e esbarrar em gente conhecida. De político a parente de ex-marido, de ex-vizinha de prédio a colega de academia das antigas, tudo em um mesmo lugar no mesmo espaço de tempo, chega a ser até engraçado.

Mas a cerveja antes do almoço...

Então me veio à lembrança de maneira muito forte, o momento especial dos domingos da minha infância e adolescência, quando meu pai tomava sua cervejinha antes do almoço... Para então passar o resto da tarde tirando a boa e merecida soneca!

Nunca vi uma pessoa pra gostar tanto de uma bebida como ele gostava de cerveja e ao mesmo tempo “saber beber”. Havia uma cota e esta ele não ultrapassava, de forma elegante e natural e jamais por qualquer regra ou algum sistema externo que coibisse (risos) Era interno mesmo. Pois ele bem sabia de seus gostos, suas porções... E suas limitações! E bem sabia usá-los como ninguém!

Ele bem sabia...  e beeeem antes do Sience: uma cerveja antes do almoço é muito bom!



3 comentários:

João Carlos disse...

Como você costuma dizer: "você sempre me surpreendendo!"

E não em relação à cerveja, mas em relação a curtir o grande Chico Science: Sou fã!

Que perda imensa para a música!!!

Concordo totalmente com o raciocínio da letra, que diz que realmente você tem uma outra visão das coisas quando rola uma loirinha antes de papá.

Quanto ao limite: Aí está o segredo!

Saber a hora de parar é o grande lance. Como bem definiu você, o limite não é imposto, é individual.

Aí se vê quem é o alcoólatra e o bebedor social, por mais que muitos torcerão o nariz.

Boa!

Por falar em boa, hoje rola uma (s?) antes do almoço, com certeza!

Beijo querida...

E que falta faz o pai do "Mangue Beat..."

Regina Farias disse...

João, rapaz... para com isso! Eu não bebo assim em happy hour não rsss É uma ou duas vezes no mês e sempre porque chegou alguém de fora, ou uma comemoração assim. No mais é em casa mesmo, liaizzz adoro esses movimentos aqui em casa, sabia?

E sabe que os meninos compram essa loirinha, como vcs dizem, para as "ocasiões" deles e fica na geladeira o resto das semana e eu nem tchum rss

Tadinha de euzinha rss que nem bebedora social sou já que minha vida "social" faz tempo não é mais, digamos, turbulenta he he

Quanto ao alcoolismo propriamente dito, a gente sabe que está associado a questões da alma e por isso deve ser tratado como uma doença. Mas aí já é tema pra outro texto, afinal quem não tem na família ou na roda de amigos, um drama assim pra contar?

Quanto ao Science, claro que o admirava e me entristeci pra caramba com sua morte tão prematura, mas o mais incrível é que ele ainda ficou muito vivo deixando sua marca definitiva na mente das pessoas.

Ah e antes do almoço diariamente eu tinha o hábito era de tomar um bom vinho, mas hoje em dia nem sempre dá pra comprar um bom rss daí foi se espaçando... e hoje já não é tão frequente :)

Abs

R.

p.s. Essa troca de figurinhas é a melhor parte e faço isso até por e-mail rss não esgota afff Antigamente era por ICQ, o avô torto do MSN he he entre outros chats chatinhos. Hoje eu não curto tanto esse lance de "tempo real", enjoei... Vixe xô pará,bj :)

Ana claudia disse...

Oi Regininha. Passando só para dar um oi e te agradecer pelo comentário lá no blog. Desculpe só ter respondido agora. É que estou estudando e abandonei um pouco o blog, rsrs, bjs te amo em Jesus.