"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sou uma privilegiada!




Marcado por mudanças definitivas no meio social e político, o finalzinho dos anos setenta/início dos oitenta chegou para mim como algo meio preto no branco onde não dava para ficar em cima de muro, ao mesmo tempo em que minha cabecinha romântica absorvia com muita facilidade um turbilhão de acontecimentos que formavam as estruturas emergentes em substituição definitiva a um comportamento fortemente caracterizado por um sistema repressor.

Bandeirosa nas atitudes, porém sem ir às ruas levantar bandeira, ainda muito garota já demonstrava aversão a privilégios em atitudes claras e definidas, e, mesmo naturalmente doce, simpática e sorridente rss, não me pouparam alguns rótulos como “do contra” e “rebelde” - se bem que entre os mais íntimos e condescendentes, era chamada carinhosamente de espirituosa e irreverente. Bendito eufemismo rss

Ah, e se você pensa que eu vou discorrer sobre mudanças no comportamento sócio-político do meu país, está enganado, pois pra variar um pouco, (risos) estou mesmo é abrindo a minha alma ao trazer à tona certas reminiscências...

Aconteceu que para dedicar-me exclusivamente à vida familiar em certo período, tranquei o curso de Odontologia e fui viver um momento completamente diferente do das minhas amigas universitárias, tornando-me mãe muito jovem. Em seis anos de casada tive seis gestações, porém a minha primeira maternidade vingou somente na terceira gestação devido a abortos involuntários nas anteriores. E aquele sangue igualitário que corria em minhas veias já me inquietava ao antever os privilégios de todas as atenções que seriam naturalmente voltados ao primeiro que nascia. 

Assim, tratando de providenciar como dividir tanta atenção acumulada em overdose de amor tive praticamente quatro bebês - como costumava dizer uma vizinha - pois quando o mais novo nasceu, o mais velho acabara de completar quatro aninhos no mesmo mês. Quatro bebês em crescimento concomitante, cada um com sua preciosa individualidade. Era uma verdadeira escola para mim no sentido mais amplo, pois é ao multiplicar a atenção, dividindo braços e colo, que se descobrem reservas incríveis de algo quase mágico. Infinito. Inesgotável.

Antenada e super atualizada, sempre busquei informações em fontes confiáveis que me auxiliassem a educá-los de modo que crescessem da forma mais saudável possível em todos os aspectos. Como morei pelo interior afora devido à função de meu marido, sem minha faculdade pra me suprir e me impedir de emburrecer, me valia de livros, revistas e jornais. Além de troca de experiência com amigas e pessoas mais velhas, claro. Dr. De Lamare com o clássico livro de ajuda “Meu Bebê”, foi quem mais me salvou em muitas situações embaraçosas de marinheira de primeiras viagens em um só pacote. Assim, eles iam crescendo e as pessoas à volta se admiravam do quarteto sob a minha (quase) exclusiva condução, pois o pai, muito ocupado e, frequentemente ausente, figurava mais como provedor delegando-me inclusive funções que eram dele. Ou de ambos.

Como costumava dizer aos curiosos de plantão, eu carregava um kit. Não “quatro em um”, mas “um em quatro”. Era como se eu visualizasse um só filho, de tão harmoniosa que era a nossa sintonia. (E aqui cabe a redundância da sintonia harmoniosa rss). Era assim que os via, com suas características bem definidas em meio às minhas ações. Das mais simples e cotidianas, às mais decisivas e cruciais, dentro de um contexto muito peculiar onde a decisão de cuidar de quatro bebês, quatro crianças e quatro adolescentes praticamente da mesma idade e com personalidades, anseios e desejos diversos, só são tarefas simples e prazerosas quando se enxerga neles o seu verdadeiro tesouro.

Quando bebês, eram quatro mamadeiras nas madrugadas. Crianças, quatro camas ocupadas simultaneamente pela mesma coqueluche. Pré-adolescentes, conflitos, broncas e curtição a quatro também; tênis, mochilas, diversões, viagens, judô, natação, brinquedos, escola, curso de inglês e de computação. Mimos sem extravagâncias. Conforto sem o luxo desnecessário. Pulso firme na hora certa. Informação na medida certa em amor que é sem medida. Uma busca diária e super dinâmica por uma convivência justa e imparcial. É certo que, de natureza meio impulsiva (meio?! rss)  eu me descabelava quando os via se desentendendo, e também porque até hoje nunca soube lidar bem com desarmonia no lar, minando totalmente as minhas energias. Mas quando eles adoeciam... Eu desacelerava armando-me de uma força, uma calma e paciência tão grandes que assustava até a mim mesma. Era a hora em que eu dizia: Ôpa! Pára tudo!

Tenho saudade daquela época...

Não aquela coisa nostálgica de quem sente falta de algum pedaço, mas um saudosismo gostoso que me remete a um momento especial de enorme afeto, de uma dedicação extremada cuja lembrança me conforta e me diz muito do dever cumprido, o qual eu viveria novamente, do mesmo jeito, com aquela mesma paixão, aquela mesma vontade de me jogar naquela minha escolha clara e lúcida, de dar o melhor de mim, com todos os acertos e os erros que me impulsionavam a acertar de novo. E mais uma vez. E sempre...

Saudade boa. Lembranças que me enchem o coração de satisfação.

Saudade daquela entrega total e irrestrita, daquela cumplicidade, da confiança inocente em mim depositada de forma plena.

Taí! Desse privilégio eu gostei! Obrigada, PAI!

RF.




Herança do Senhor são os filhos;
o fruto do ventre, seu galardão.
(Salmos 127.3)



Jr, Leo, Rico e Beto

8 comentários:

Adriana disse...

muito lindo!!

Eu ainda estou "cumprindo meu dever", tenho dois pequenos em casa.
A vida me proporcionou o caminho inverso, me casei aos 29 e comecei povoar a terra aos 31, quando terminei o mestrado.
Confesso que as vezes me sinto cansada da maratona mãe, mas é compensador.
Eles me ensinam demais. Sinto que sou mais gente depois deles.

abraço

João Carlos disse...

Tô com vontade de chorar!

Que mãe mais fofa!!!!

Beijos querida, e que Deus abençoe muito toda a tropa, hoje e sempre!

JC

Regina Farias disse...

Dri e Super:

Desculpem aí o excesso de confete que jogo neles como se fôssemos perfeitos, porque não somos meizzzz :)

Tenho esses xiliques, esses ataques de corujice e tietagem com meus filhos a todo momento, até quando um "se estranha" comigo rss Ma aí é que eu vejo o quanto eles me são preciosos.

Valeu pelo carinho e atenção.

bjs

R.

Regina Farias disse...

valamiDeus chilique com X xó na TVXuxa rss

Eduardo Medeiros disse...

Eita mãezona....!!!!

REgina, que bonito esse teu texto onde recordas com saudade o tempo dos 1 em 4!!!!

Parabéns pelo exemplo de vida. E eu, que só agora aos 45 vou ser pai pela primeira vez, estou meio out, não conseguindo ainda dimensionar toda a dimensão (a redundância aqui cabe, rss) do que é criar um filho.

Mas se você fez um trabalho tão bom com 4, creio que eu e minha esposa daremos conta de um...ou no máximo dois! rssssss

beijos

Regina Farias disse...

Eduardo,

É um aprendizado único, especial, intransferível e em qualquer tempo nunca é difícil quando se deseja verdadeiramente.

Quando ele(ou ela) vier você irá perceber que essa estranha responsabilidade você cumpre com total entrega e não por obrigação.

Pelo que já te conheço "daqui" vc vai tirar de letra.

Parabéns ao casal e que Deus os abençõe!!!

Beijos,

R.

Cris Corrêa disse...

Hello Regina..

Que bom que vc pensa e cre assim de forma tão aberta, eu diria na verdade de forma livre! Me sinto livre ao ver que Cristo faz reolução interna em nossas vidas e que isso independe da nossa ''beca''.

A Paz esteja cntg, e muito obrgd pela visita no BLOG FRENESI. Espero ve-la por lá mais vezes. ;*

Eduardo Medeiros disse...

obrigado, amiga.