"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Paulo


Por que Paulo?





Pergunta que nos faz refletir acerca  da soberania de Deus.

Ora, Ele não escolhe homens por virtudes.

Afinal, TODOS são (ERAM, SOMOS) pecadores.

Entre os apóstolos, E sem me estender, mas só pra citar alguns: um, traidor; outro, um inseguro que ora demonstrava muita fé, ora nem tanto... e que até renegou a Jesus em momento crucial!

Tem ainda a história da mãe dos dois irmãos apóstolos que leva um puxão de orelha e causa rebuliço de ira e egoismo dentre os apóstolos quando faz a Jesus um pedido pretensioso/infantil/absurdo. (Mt 20:20.28)

Inclusive é nesse momento que Jesus diz: "quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo"

Isso sem falar nos homens do AT...

Ah, sim, e Salomão?! O homem mais rico, mas sábio e mais inteligente daquele tempo! A ele não faltaram altas crises existenciais - o livro de Eclesiastes que o diga! - e o reconhecimento de que sem Deus no centro da nossa vida TUDO é vazio e mero correr atrás do vento...

Quanto a Paulo...

Não importa se ANTES da conversão ele era perseguidor de cristãos.

Ele foi mudado, transformado, REGENERADO!

Arrependimento é isso.

Mudança de ATITUDE em cima de revisão de conceitos e valores por causa de seu encontro com Cristo.

No seu encontro impactante com Jesus, ele caiu literalmente do cavalo com o rosto no chão e não foi por acaso nem por castigo de um Deus turrão que ele ficou três dias impedido de enxergar.

Privado de comer e ver...  Para enxergar o foco! 

Também creio que não foi à toa a escolha de um homem extremamente capaz intelectualmente. Afinal, o mesmo teria a incumbência nada fácil de levar O Nome de Jesus a todo tipo de cultura: de autoridade a gente anônima, de ricos a pobres, de letrados a incultos, do arrogante/manipulador ao submisso/ingênuo!

Por isso que, ao povo de Corinto, onde havia toda espécie de gente possível - inclusive por sua localização geográfica e característica portuária - ele disse:

"E, embora seja falto no falar (rude nas palavras - grosso, eu diria rss) não o sou no CONHECIMENTO; mas em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto". ( Cf 2Co 11.6)

E ainda era versátil e criativo... Tinha que ser! --->. "em tudo e por todos os modos"

Inclusive o caso específico de Corinto era devido aos primeiros relatórios que ele recebera acerca dos desmandos e da imoralidade/perversão sexual na igreja de lá. (Mas isso é assunto pra outro texto)

Enfim! O certo é que o perfil dele cabia direitinho.

Por natureza ele era um cara duro, contundente, contestador, que antes perseguia respirando morte - como diz a Bíblia.

--> Observe que Deus não tolheu seu temperamento nem moldou performance

CONVERTIDO, ele enfrentou todo tipo de grupo religioso cheio de empáfia com suas raízes estranhas e até sinistros rituais vindo de culturas religiosas a deuses estranhos.

Era bronca de toda espécie.

Só mesmo com tal temperamento associado a um vasto CONHECIMENTO para, recebendo a sabedoria do Altíssimo, realizar tamanha empreitada.

Era o tipo da pessoa que se fosse nos dias atuais usaria o jargão popular: em terra de sapos, de cócoras com eles, sem que isso o robotizasse e muito menos afetasse a essência de seu ministério.

"De tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência; tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso (SUPORTAR) naquele que me fortalece". - disse ele ao povo de Filipo.

E a um povo que bajulava, endeusava e atribuía certos 'poderes' a líderes pela sua posição, ele também argumenta que ao tomarem partido, dizendo que são de fulano ou beltrano, fica evidente que eles andam segundo homens e não conforme Jesus.

E arremata:

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo". (cf 1Co cap 3 versos de 1 a 11).

4 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Olá Regina,

Um "cara" incrível esse tal de Paulo: dono de uma erudição transpirante (ver as epístolas, especialmente Romanos e Efésios), ainda assim sabia se comunicar com os mais humildes. E o melhor, se fazia compreender.

Beleza, ao que consta, não tinha. Era puro conhecimento. E fé. Uma fé inabalável, conforme facilmente se observa principalmente dos momentos em que ficou preso.

Mas mesmo Paulo se ressentia do abandono a que fora relegado. Em Atos, repreende o "grande" Pedro, um dos colunas. Não se rende aos filósofos, no fundo os achando nada mais do que pueris - mesmo estando na terra dos ditos, no seu elemento, em habitat.

Apenas um grande homem de Deus que soube falar sobre a graça como ninguém, vaticinando que é Ele quem nos "chama e efetua em nós o querer e o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:13). Que somos justificados exclusivamente pela graça, mediante a fé (Ef 2:8-9). O "cara" nos ensina em suas Cartas sobre a soberania completa e irrestrita de Deus, que não depende das suas criaturas, antes, fazendo delas o que bem lhe aprouver (Rm 9: 14-23).

NEle

Ricardo

Regina Farias disse...

Ricardo
Sem querer amaciar seu ego (coisa que abomino) mais uma vez suas palavras complementam com sabedoria o que eu tento passar do que tenho aprendido para uma vida mais saudável.
Apenas dei umas leves pinceladas por causa de um questionamento "forumeiro" sobre ele intitular-se apóstolo se ele não conviveu com Jesus.
Pois se fosse mesmo falar sobre a história de vida desse homem, você sabe que levaria dias rsss
E quando eu digo que Paulo foi "grosso" em determinados momentos não estou em desacordo, pelo contrário, tem momentos que é necessário sim, você se expressar com mais, digamos, firmeza!
Enfatizo isso, porque há um equívoco tremendo no meio "evangélico piedoso" em se achar que quando falamos de tema mais espinhoso e que vai melindrar alguém mais imaturo, passa a idéia de ser polêmica e até há quem diga que "não vem de Deus". Esses que assim pensam preferem ficar em cima do muro acreditando que isso é ser pacífico.
Ora, "paz" sem verdade é puro engodo! É alienação. É auto-engano.
Valeu pelas palavras e volte sempre!

Naylla disse...

Ótimo post Regina!

Aguardo um post a respeito das cartas de Paulo à igreja de Corinto
devido aos primeiros relatórios que ele recebera sobre os desmandos e a imoralidade/perversão sexual na igreja de lá.


Seria um bom assunto!

Regina Farias disse...

Naylla
Em breve, quem sabe...:)
Sabia que foi um dos meus primeiros estudos, desde que me converti?
Eu tenho muita coisa escrita arquivada, só preciso de um momento oportuno pra reescrever de modo que seja uma leitura leve e completa e não chata e cansativa de se ler rss
E claro que o cerne da questão é um só, mas cada pessoa tem seu próprio estilo literário.
Ou seja, eu leio, pesquiso e transcrevo conforme meu jeito pessoal de me expressar.
E quanto a Corinto, é porque vivi/vivo a vida inteira presenciando pessoas que amo viverem um Evangelho segundo Corinto daí minha curiosidade e dedicação nesse sentido.
E não é paranóia, viu? (Minha, não!)Olhe que eu sou nooormal rss (de longe)
Valeu!
Beijo,
Rê.