"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sábado, 7 de abril de 2012

PÁSCOA: SIGNIFICADO E CONFISSÃO


Páscoa é passagem.

Para os judeus, passagem d
e um estado de escravidão para uma situação de liberdade. Para os cristãos é a passagem de Jesus da morte para a vida, por meio da ressurreição.

A verdade é que durante toda a existência precisamos viver a Páscoa como uma experiência interior de 'passagens', de mudanças constantes, sabendo que como o povo hebreu, durante a passagem, deveremos passar por grandes desafios e como Cristo haveremos de enfrentar até mesmo o inferno, no nosso caso o inferno existencial.

Duas palavras definem bem a Páscoa: Liberdade e Vida. Mas há uma terceira, que sem ela se torna inviável a caminhada  - 'caminhada' como processo de busca e crescimento. O nome disso é ESPERANÇA!

Foi por meio da promessa revelada que homens e mulheres escravos pelo povo egípcio puderam caminhar esperançosamente até chegar a Terra Prometida.

Foi em esperança que uma comunidade de discípulos do primeiro século e dos séculos posteriores (e até mesmo de séculos anteriores) caminharam e têm caminhado na Terra movidos pelo poder da ressurreição que vai reatualizando a vida e a liberdade que nos foi outorgada na cruz do tempo (histórica) e na Cruz da Eternidade.

Hoje sinto-me como fazendo um tipo de passagem. Não tem sido fácil. As paisagens não são belas muitas vezes, mas sombrias, cinzentas... Contudo, lá dentro há uma Voz que sussurra esperança em meus ouvidos, então caminho, caminho, caminho... Fazendo esta minha passagem, vivendo a minha Páscoa, buscando a liberdade de ser, desejando aprofundar-me nos significados da Vida Eterna em que fui batizado, querendo - como disse Paulo - ser achado Nele, a fim de que eu possa conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

É isso!

Boa Páscoa.

Liberdade, Vida e Esperança!

--
Samuel F. Andrade



Nenhum comentário: