"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

São Nicolau, dia 25 de Dezembro e a árvore de Natal.


Paulo nos ensina a termos paz com uma certeza: todas as coisas são puras para os puros; porém para os de mente impura, tudo fica impuro. Ele nos ensina a não ter tais conflitos  e diz ainda que a gente deve ir ao mercado, comer de tudo, dar graça a Deus e celebrar a vida em paz.

Há pessoas que, acostumadas com o temor ao ídolo  - como se o ídolo de fato tivesse poder  - não comem coisas 'sacrificadas' como se o ato de comer expressasse algo espiritualmente significativo. Então, quando comem, contaminam-se, em razão do próprio significado que atribuem àquilo que, em si mesmo, não é nada. 


Ora, as coisas ganham o significado que nossa consciência atribui a elas. Não é a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não ficamos piores se comermos nem melhores se não comermos. Portanto, não estamos falando do que é, em si, mas daquilo que as coisas se tornam, em razão da projeção de valor a elas atribuído.

Entretanto,  se um desses supersticiosos virem você, que tem 'ciência', reclinado tranquilamente comendo à volta de uma mesa num templo de um ídolo, poderá pensar que você está ali atribuindo culto e valor àquilo que, para você, não tem nenhum valor. E assim, poderá ser induzido pela sua liberdade, a comer com a consciência fraca e supersticiosa as coisas sacrificadas aos ídolos, como se a sua presença ali avalizasse também o ato dele.


Ou seja: pelo saber e pela liberdade que você já adquiriu, alguém que ainda está na ignorância pode vir a sucumbir à superstição; pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência ainda débil e fraca, você está pecando contra Cristo.


Jesus disse que o mal não vem de fora, vem de dentro. Mas tem quem vê o diabo em tudo. Sua mente está cheia de medos, e tenta fazer discípulos de seu próprio medo e superstições. Não entre nessa. Fuja dos inventores de demônios e de bruxas! Eles vivem de proibir as coisas, e quem os segue acabará preso no medo e não terá mais prazer em nada na vida.


Ninguém que comemora o Natal está pensando no diabo. As únicas pessoas no Evangelho a quem Jesus chamou diretamente de filhos do diabo não estavam vestidas de 'Dia de Papai Noel', mas de FARISEUS (Jo. 8).


Celebre seu Natal em Cristo! Não se preocupe com a Árvore de Natal. Quem tem a Árvore da Vida na alma não se preocupa mais com qualquer outra árvore. Nem mesmo com a plantinha 'comigo-ninguém-pode'.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.  Ele nos salvou para viver em paz em qualquer dia do ano. Santifique todos os dias com gratidão e todos os dias serão santos. Não se escandalize nem se impressione.

Ame a Jesus de todo o seu coração. Creia Nele e ponha Nele sua mais absoluta confiança. Ele morreu e ressuscitou para que tivéssemos Vida em Abundância, não para que vivêssemos atormentados. Faça tudo com boa consciência e ações de Graça, pois é isso que torna tudo puro.

Leia os Evangelhos. Encha seu coração com a Palavra. E confira tudo com uma simples questão: Como foi que Jesus tratou essa questão e as pessoas envolvidas em cada coisa? Se você fizer essa pergunta, e estiver sempre lendo o Evangelho, você entenderá tudo, sem dificuldade, pois está lá revelado e o Espírito Santo iluminará você. Tenha Paz!

Nele, que em Si mesmo, nos deu do Fruto da Árvore da Vida,
(Caio Fábio).
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de Graça e Verdade"
(João 1.14a)

TEXTO RELACIONADO: NATAL É O MISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.

4 comentários:

Ricardo Alexandre disse...

Muitos ensinam que não se deve comemorar o natal porque não há mandamento.

Ora, pra celebrar sentimento, não precisamos de mandamento;
e para demonstrar gratidãõ, não preciso ordenação.

Regina Farias disse...

Acho engraçado esse argumento de 'mandamentos' como se houvesse quem os cumprissem rigorosamente.

O próprio Jesus desmascarou os fariseus, dizendo-lhes que não há ninguém capaz de cumprir os mandamentos à risca.

O religioso legalista ainda não se deu conta de que vivemos da graça e da misericórdia de um Pai que conhece perfeitamente o nosso coração. Ele só quer esse reconhecimento e nossa entrega sincera.

Tão simples...

Mas o homem é arrogante e quer dificultar tudo inventando proibições, imposições, regras, regras, leis, leis, normas, normas, liturgias complicadas, demoradas, cansativas e vãs, achando que assim está agradando a Deus.

E enquanto nos esforçamos para mostrar o quanto somos 'merecedores', Ele ri da nossa grande tolice...

Carlos disse...

O natal é a festa da paz, do reencontro, do prazer de ver a familia reunida mais uma vez em união e isso é extremamente importante. Valorizar a familia em todos os momentos, não somente no final do ano.
Na verdade o Natal não tem nenhum embasamento cristão, à luz da Palavra de Deus, mas ainda assim é uma festa importante para que venhamos a refletir os nossos atos em mais um ano que se finda.
Carlos

René disse...

Rê,

Isaías exultou: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, DESDE AGORA [momento do nascimento de Jesus] E PARA SEMPRE; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto".

Os magos "prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra", festejando o Seu nascimento.

Aos pastores no campo "apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens".

Simeão "o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 'Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel".

A profetisa Ana "dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém".

Alguns argumentam que Jesus determinou que nos lembrássemos de Sua morte e isto é verdade. Mas não existe morte sem nascimento. E o nascimento de Jesus ganha importância inefável, por ser a consumação do esvaziamento de Sua condição de Deus, para Se tornar Homem. Então, por que não comemorarmos o nascimento mais importante de todos os tempos? Por não se saber a data correta? Não creio que esta seja uma boa justificativa, porque o importante é lembrarmos que houve esse nascimento e todo o seu propósito: a salvação de todo aquele que crê, através da Sua morte posterior.

Forte abraço e continue na Paz!