"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Meu Reino não é deste mundo.


Ele não escreveu sequer um livro, não erigiu um pilar, por mais fajuto que fosse.
Não Se mudou para Roma nem para Atenas ou mesmo para Jerusalém.  Não aceitou a oferta dos gregos de ir viver entre eles.  Não buscou impressionar os filósofos gregos ou os senadores romanos nem tampouco sistematizou um ensino para ser decorado ou aprendido. Para completar, ainda escolheu andar com gente que não formava opinião, não era conhecida, não tinha berço e não agia no meio político ou religioso.

Ele fez como o Pai: do que estava sem forma e vazio... Iniciou o Reino!
Não gerou filhos nem deixou herdeiros carnais de nada. Não criou amuletos com pedaços de suas roupas ou utensílios de uso pessoal. Aliás, toda essa história de Graal e relíquias santas é paganismo comercial brabo feito em nome de Jesus. Não ‘marcou lugares santos’ nem estabeleceu ‘peregrinações sagradas’, como ir a Jerusalém, a Cafarnaum, e muito menos a qualquer outro lugar santo ou Meca.
Também não inventou uma parte profunda de Seu ensino apenas reservado aos Entendidos e Autoridades. Não venerou nada. Não se vinculou a coisa alguma, nem mesmo ao Templo de Jerusalém, ao qual derrubou com palavras proféticas.

Chocante também é o fato de que Ele não se poupou em nada. Cansado, então cansado. Com sede, então com sede. Ameaçado, então cauteloso. Descrido, muda de lugar. Amado, mostra amor; sem ficar sequestrado pelo amor de ninguém. Desperdiça oportunidades de ouro. Joga fora o que ninguém jogava. Insurge-se contra aquilo que ninguém se levantava em oposição. Provoca a morte com vida até ressuscitar.

Ressuscitar. Sim, mas para quê, se as testemunhas não eram criveis? Até óvnis têm testemunhos mais criveis do ponto de vista do que se julga um testemunho respeitável. Além de tudo, Ele só aparece para quem crê, e não faz nenhuma aparição ante seus inimigos, no Sinédrio de Jerusalém, por exemplo. Até para ressuscitar Ele trabalha contra Ele mesmo, do ponto de vista de ‘estratégia de ressurreição’.

Ele não fez nada concreto. Tudo Nele era abstrato, até quando era concreto. Tudo tinha que ser apreendido com o coração, e não apenas aprendido com a mente. Um dia depois do milagre da multiplicação de pães e peixes, todo o resultado do milagre já havia sido digerido e evacuado.

Ninguém foi por Ele instruído a guardar amostra dos pães e peixes nem tampouco Ele pediu que se guardasse um tonel de vinho de Canã.

Era do tipo que jamais chegaria a Betânia pra dizer: foi aqui que ressuscitei Lázaro!

Ele não tem histórias de Si mesmo para contar. Para Ele, o presente é a História. Suas histórias não são passado, são todas presentes. Suas histórias são as Suas palavras de vida e poder. Como tratou a vida e a História, espera que o façamos. Até quando estivermos exaltando o Seu nome ou pregando a Sua Palavra. Sobretudo, no vivendo da vida.

O modo de vivermos e pregarmos o Seu nome no mundo é exatamente o mesmo com o qual Ele tratou a Si mesmo na experiência humana de Seu existir entre nós.  Veio para salvar o mundo, contudo, não fez nada igual aos que se oferecem como salvadores dos homens.

A pergunta é:
Você aceita desistir do erro no qual foi criado na religião e passar a viver com os modos e motivações de Jesus?
Na íntegra ---> AQUI

Nenhum comentário: