"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como assim, 'bom testemunho'?!







Dar testemunho de Jesus foi certamente custoso para os homens e mulheres que compartilharam fielmente o evangelho e, segundo a história, sofreram tortura e até morte. Em vista disso, martus foi transliterado por 'mártir' e assumiu esse sentido. Uma testemunha é alguém que presenciou um acontecimento e pode contar no tribunal sua experiência baseada na observação pessoal. Cristo desafia (Atos 1.8) os cristãos a dar testemunho dele em palavras e estilo de vida. (A Bíblia da Mulher, 2a. ed, EMC, rodapé, pag 1349)


Estava fuçando o blog de um amigo e encontrei, por acaso, um texto comentado por mim e que começa com a pergunta:

O que ‘bom testemunho’ tem a ver com fumar, beber e ter tatuagem*? Respondo sem pestanejar: absolutamente nadaBom testemunho - conforme o Evangelho - tem a ver com as coisas que procedem do coração. A fonte da impureza está no coração

É isso que nos diz Jesus.

Porque de dentro do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Em vão os religiosos, os crentes, os evangélicos e os denominacionais O adoram, ensinando doutrina que são preceitos de homens.

Negligenciando os mandamentos de Deus e guardando tradição de homens.

Invalidando a Palavra de Deus pela própria tradição dos homens, que eles mesmos transmitiram e continuam transmitindo! E continuam fazendo muitas outras coisas semelhantes...

Jesus desmascarou os religiosos intransigentes e inflexíveis, apontando o que , de fato, contamina o homem: 

- O que sai de dentro dele. E não, o que entra. - E isto, dentro de um contexto onde exaltavam tradições que diziam que certos alimentos eram impuros, como se santidade e impiedade fossem determinados por algo que se ingere. 

O tempo passou e as pessoas continuam equivocadas e presas a doutrinas religiosas, sem conseguirem atinar para algo tão simples.

Entretanto, bora combinar que fumar é a maior babaquice que um ser humano pode fazer consigo mesmo, pelos males que o fumo causa ao organismo. Por outro lado, umas tragadinhas básicas não fazem mal algum, desde que se use o bom senso e se esteja em ambiente que não incomode ao outro.

Beber pra dar uma relaxada’ que mal faz? Ora, relaxar é bem diferente de achar que na bebida está a solução de problemas e aí ‘perder a noção’ e começar a beber até cair. Fugir da realidade, afogar-se literalmente na bebida. Ora, vai resolver a bronca e depois vem beber, ué! Pra comemorar!  Outros, mais insistentes, decidem beber, cair e levantar, beber cair e levantar, beber, cair e levantar... MAS qual o sentido disso? Isso é diversão? O dia seguinte e teu fígado te responderão. 

Via de regra, não somos alienados, somos seres pensantesTodo mundo sabe que ingerir bebida alcoólica não faz mal algum ao organismo desde que seja com moderação, já nos alertava o Ministério da Saúde mais recentemente (E Jesus, há séculos, amém!!!). Sabe-se, também há séculos, dos benefícios que uma boa dose de uisque e uma boa taça de vinho promovem ao nosso organismo. Fora que esse último, (sendo de boa procedência), é uma bebida de-li-ci-o-sa!  Se a pessoa não curte, é outra história. Mas, se privar, por causa de invenção doutrinária é alienação pura. 

Tem gente que gosta de suco natural, tem gente que gosta de coca-cola (blerghhhh!!!), tem gente que não se dá com ‘bebida mais forte’, tem gente que precisa de uma bebida forte em determinado momento, tem gente que toma dois, três copos de cerveja e dorme que é uma beleza a tarde inteirinha de um bom dia de descanso, seja este dia um sábado, um domingo ou uma segunda feira. As pessoas não são robôs denominacionais. Cada pessoa tem (individualmente) seu próprio ritmo, seu estilo de vida, seus hábitos, seu gosto pessoal, sua opção.

Por outro lado, quem bebe e não acerta parar é alcoólatra e precisa ser tratado por um especialista na área; e quem vai pra balada e não sabe curtir de forma saudável, não tem hora pra voltar, também precisa. Estes, sim, devem mesmo ficar em casa, pois têm tendência à dependência. Procure ajuda profissional e se trate. Por decisão pessoal e não por medo ou imposição. O que não podemos, é perder a lucidez e fazer disso uma regra geral e inflexível, uma lei doutrinária. E mais: sempre atento para o fato de que os extremos 'tudo ou nada' é que não são nada saudáveis, já que absolutamente TUDO na vida depende de quantidade, teor, medida, enfim, de como agimos, das atitudes que tomamos e que têm a ver com o caráter e nosso modo de nos relacionarmos com o próximo. 
  
Tem gente que não curte a náiti,  produzindo melhor durante o dia, seja no que for. É o tal do relógio biológico. Para uns, a noite foi feita para dormir, descansar, relaxar, estar no aconchego do lar e curtir a família e os amigos. Outros curtem sair com a família e os amigos em outros lugares também. Não somos robôs, cada um tem sua individualidade, seu ritmo, suas preferências e não são líderes religiosos e regras denominacionais que vão decidir sobre a vida das pessoas.

E quem não gosta de beber nem curte balada, tudo bem, mas convenhamos, não tenha a pretensão, a tolice e a vaidade de se sentir mais brilhante, mais certinho, mais merecedor de céu do que quem o faz com moderação e equilíbrio. E até mesmo de quem não tem regra nenhuma, que está bebendo até cair na sarjeta. Quem tem o medidor espiritual? Quem se arrisca a dizer que tem?

Lembremos sempre que temos algo maravilhoso nos dado de presente (de GRAÇA) que se chama consciência. 

O mais é pretensão e repressão religiosa com bandeira acintosamente erguida usando 'o nome de Jesus'.


RF


*TATUAGEM <--- clique aqui




Leia também: ISSO PODE, AQUILO NÃO PODE

16 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Regina,

Eu, por exemplo, sou um apreciador de vinho... Gosto de verdade. E o fato de gostar não me faz menos "crente". Aliás, aprecio muito os chilenos, por serem mais encorpados. Ah, e o pastor sabe (hehehe) - e até divide uma taça comigo de vez em quando. E ainda assim me deixa usar o púlpito da igreja.

Penso que um versículo bíblico diz tudo sobre essa questão: "quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, façais tudo para a glória de Deus".

Abraço.

Ricardo.

Anônimo disse...

A paz de Deus a todos
Se me permitirem comentar, bom testemunho é quando nós não invalidamos o sofrimento de Cristo na cruz. Pq se não dermos bom testemunho, expomos Cristo ao vitupério novamente..
Tbém temos q dar bom testemunho para que os mais fracos, não enfraqueçam....
Se tomar vinho, for uma fraqueza do teu irmão....então não tome....

Regina Farias disse...

Ricardo,

Que prazer ter vc comentando/complementando no meu blog.

Senti tua falta. ;)

Abs,

R.

Regina Farias disse...

Anônimo,

Está consumado! O Sacrifício Perfeito já foi realizado na Cruz.

O sacrífico que agrada a Deus é o sacrifício de louvor. Sempre, continuamente, em atitudes, e não em 'cultos' eventuais; e a prática do bem e mútua cooperação. Esse é o bom testemunho.

Estes são os sacrifícios com os quais Deus se compraz.

Sugiro-lhe a leitura de Hebreus. Leia tudo, mas peça a Deus pra lhe despir dos igrejismos antes.

Deus te abençõe!

Fran Souza disse...

Oi Regina, conhecendo seu blog hoje, e sinceramente já gostei de você... Amoooo vinho... E sei como esse assunto é polêmico, parabéns pela coragem e autenticidade.

Abraços

Anônimo disse...

A paz de Deus a todos
Regina, apesar de ser da CCB como está claro pela saudação, não concordo com muita coisa vinda do Brás, mas acho isso normal em todas as denominações, mas particularmente acho a q mais se assemelha ao evangelho...
A respeito da postagem anterior tirei dos moldes de:

Romanos 14:11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.
Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Romanos 14:13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Romanos 14:14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo.
Romanos 14:15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Romanos 14:16 Não seja pois censurado o vosso bem;
Romanos 14:17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.
Romanos 14:18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Romanos 14:19 Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.
Romanos 14:20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer.
Romanos 14:21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.
Romanos 14:22 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Romanos 14:23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

Deus abençõe a todos

Daniel disse...

Onde assino?

Regina, tô cansado de ver crente que não bebe falando mal dos outros, julgar o comportamento, desfazer de pessoas, até de outros cristãos... você sabe tanto quanto eu, né?

Fico pensando onde está o louvor.

Meu pai é crente desde menino, sempre toma sua cervejinha aos domingos, e NUNCA o vi falando mal de alguém, nem criticando, mesmo a quemlhe fez mal. Assim como Jesus disse que o entra pela boca o corpo lança fora, não há motivo para estadarlhaço. Antes uma cervejinha que uma hipocrisiazinha.

Pior o que sai da boca, não o que entra.

Abraço.

Regina Farias disse...

Fran,

Seja bem vindo!

Tô com vc, tem que se ter coragem, pois tem quem se ofende e acha que estamos 'atacando' quando na verdade estamos é falando de plenitude, de vida leve, em Cristo.

Abs,

Rê.

Regina Farias disse...

Anônimo,

Veja que vc já se 'denuncia' quando fala de saudação EXCLUSIVA. Desculpe a sinceridade, mas falo em amor, pois não vejo exclusividade como algo que se identifique com o Evangelho de Jesus.

Aliás, a igreja de Jesus é universal e 'invisível', daí já ser um ponto TOTALMENTE DIVERGENTE da proposta de Jesus para nossas vidas.

Ele requer uma vivência cristã prática e diz claramente,

"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns com os outros". Ora, aqui seria uma excelente oportunidade pra ele destrinchar uma lista de 'pode isso, não pode aquilo' e no entanto Ele não fez isso, pois isso Ele já fez foi ABOMINAR entre os religiosos que cruzaram Seu caminho, pois que observavam a lei (que eles mesmos inventaram)em detrimento do amor ao próximo.

Mas não vou aqui pontuar todas as divergências GRITANTES desta ou daquela denominação com o Evangelho, afinal não é essa a ideia do texto. Porém, sinto-me na obrigação de dizer que a gente só pode dizer (se é que pode, se é que alguém tem esse cacife! )que esta ou aquela é a que mais se aproxima do Evangelho, se a gente tiver conhecimento de todas, para se estabelecer um parâmetro. E, me desculpe a sinceridade mais uma vez, mas é tolice achar que tem uma igreja específica que se parece, até porque igreja, denominação, religião, etc. são associações de pessoas e pessoas são falhas, posto que de natureza vaidosa, orgulhosa. Já começa daí... Enfim, não é essa a ideia do texto, como falei.

Porém, como você (apesar de anônimo), se mostra uma pessoa educada, então, excepcionalmente resolvi abrir espaço...

Vc cita Romanos pra justificar sua colocação anterior, mas precisamos estar atentos acerca do contexto da epístola (carta específica) do apóstolo que queria resolver conflitos entre judeus e gentios (numa mesma igreja que acabara de se formar), focado na vida, morte e ressurreição de Cristo, mas uma carta com forte conotação de profundo respeito às diferenças, à bagagem cultural que cada um trazia, os velhos costumes religiosos, os hábitos engessados; ele deixava claro que bons relacionamentos são mais importantes que a observância das leis.

"Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu."

E outra: o tema central de Romanos é chamar a atenção para o fato de que 'A SALVAÇÃO VEM PELA GRAÇA POR MEIO DA FÉ' (3:21-31)

Esse lance de 'pedra de tropeço' está relacionado à confusão, equívoco, engano, incerteza, em relação ao caráter e propósito de Deus, que REPITO, nada tem a ver com performance, com usos e costumes, com as regras igrejistas abominadas por Ele, quando colocadas como meio de salvação.

Observe o que esse mesmo autor dessa epístola diz aos colossenses (2: 20.21.22)

Sim, por que se sujeitar a ordenanças do tipo 'não toque nisso, não prove aquilo, não manuseie isso, segundo preceito de homens'?

Veja que é o mesmo apóstolo Paulo que fala em 'pedra de tropeço'.

Enfim...

Como falei anteriormente, leia sem o ranço denominacional que Deus se revelará pra vc. E o libertará.

Deus te abençõe!

Rê.

Regina Farias disse...

Exatamente, Daniel!!!

Enquanto as pessoas acharem que 'louvar a Deus ' tem a ver com local, horário e performance, vai se distanciar cada vez mais do Evangelho puro e simples.

E o mais triste e LEVIANO: empunhando bandeira 'em nome de Jesus'.

Abs,

Rê.

Regina Farias disse...

OOPS!!! CORREÇÃO:

"... Vão se distanciar..."

Regina Farias disse...

Sabe, Daniel...

Às vezes eu fico pensando que crente que não bebe e fica criticando, desdenhando de quem bebe (entre outras coisas) é por pura INVEJA, DESPEITO. Ou seja, quer fazer também a mesma cosita, mas a religião não permite rsss

Sabe aquele ditado 'quem desdenha quer comprar'? Então... :)

René disse...

Então, Rê,

Vejo que este texto tem a ver com as duas últimas postagens que eu re-publiquei. Concordo plenamente com seu teor.

Mas seu comentário sobre a carta aos romanos foi preciso e corretíssimo. Como o Pedrão falou mais tarde, muitos deturpavam o que o Paulo escrevia, por não quererem compreender a essência do que ele dizia. Isto continua acontecendo hoje, claro, numa proporção muito maior. É fácil pegar Romanos e fazer uma lista de 'faça' ou 'não faça', 'coma' ou 'não coma', 'beba' ou 'não beba'. Mas isto é jogar fora o princípio básico do que o Espírito de Jesus disse através de Paulo em todas as suas cartas: "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Isso remete ao cerne do Evangelho, ao que acontece com todo aquele que se arrepende de ter vivido afastado de Deus e se entrega ao senhorio de Jesus: "se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, AQUELE que ressuscitou a Cristo dentre os mortos TAMBÉM DARÁ VIDA a seus corpos mortais, POR MEIO DO SEU ESPÍRITO, que habita em vocês".

Em resumo, não adianta você me dizer que sou um pecador por isto ou por aquilo, se o Espírito de Cristo não me convencer do pecado e não me purificar dele, conforme Sua promessa!

Forte abraço e Paz!

Regina Farias disse...

René,

De fato, foi depois do que li por lá que cheguei ao texto citado. Ou seja, nada 'por acaso' e tudo relacionado...

E, como você fala, eu também vejo que ainda hoje é que muuuuitos deturpam o que falou Paulo. Não só deturpam, fazem uma senhora salada! E o que eu vejo que é mais GRAVE, é que não são pessoas que o fazem, isoladamente. É de arrepiar, pois são LÍDERES religiosos que trazem seu rebanho debaixo do cabresto das suas próprias leis. Para tê-los e retê-los em sua denominação pelo medo e pela imposição de normas, DISTORCENDO o Evangelho da Verdade que liberta justamente disso!!!

Por isso que as igrejas estão cada vez mais lotadas de religiosos e menos de discípulos, pois é muito mais fácil (cômodo, conveniente)cuidar parcialmente de uma exterioridade que impressiona, do que abrir mão do 'eu' e permitir que Deus nos forje o caráter para desempenharmos o papel de genuíno convertido em processo que é constante.

Obrigada pelo complemento!

Abs,

R.

Elídia :) disse...

cm td boa 'ex-religiosa', ja tive essas neuroses.hj tenho 1 tatuagem, bebo vinhozinho de 'qndo em vez', não fumo..pq faz mal...kkk. é bom ter amizades q nos influenciem para além das amarras (correntes) da servidão religiosa. obrigada por td. bjs

Regina Farias disse...

Oi, Elídia.

Exatamente! Ex-religiosa sabe das coisas... Principalmente por ter visto todas as maquiagens e vestes antigas por trás dos bastidores.

A melhor coisa do mundo é ser ex-religiosa, desde que lúcida e sem traumas, é bom que atentemos para isso.

Pois tem o ex-religioso que fica cínico e descrente justamente porque também viu por trás dos bastidores, foi 'ferrado' na alma e hoje vive destilando seu fel nos textos e comentários por aí. Em vez de se tratar dos traumas que os religiosos lhe impuseram.

Enfim, eis o que faz na nossa cabeça o legalismo que muda o foco do poder de Deus (jurando de pés juntos que ali está o 'Espírito', a 'Graça'...) transferindo falso poder para denominações e seus líderes.

Ora, o 'direito' de estar diante de Deus ( DIANTE DE DEUS não tem a ver com LOCAL) vem somente pela fé. Abrãao que o diga... em época que não havia ainda 'leis', regras, usos e costumes.

Termino citando o 'Romanos' escolhido pelo ccbeano, para nossa reflexão:

"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo."

Com o coração se crê para a justiça.

Com a boca se confessa a respeito da salvação.

Sem qualquer distinção: TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO SERÁ CONFUNDIDO.

Deixa euzinha parar senão vira outro texto...

Mas eu confesso que me empolgo pq me irrita e me enoja um pouco esse lance de querer centralizar minha fé, seja em Roma, Brás ou qualquer me(le)ca dessas por aí.

E obrigada, por, em pouquíssimas palavras 'inspirar-me' a dizer tanto rss

Beijinhos mil,

R.