"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sábado, 21 de maio de 2011

I Believe I Can Fly




Há 25 anos, surgia no Harlem, bairro de Nova York, um coral composto por negros que, por meio da música gospel, desejava cantar os ideais de Martin Luther King Jr. Assim, começa a trajetória do Harlem Gospel Choir, que se apresentou ontem em Brasília. 


“Nossos princípios são os mesmo de King. Tentamos espalhar esperança, amor e paz. Trabalhamos para construir um mundo melhor" diz Anna Bailey, participante do grupo, irmã do fundador e uma das entusiastas das ideias do ícone da luta dos direitos civis dos negros americanos. 


Todas essas mensagens são repassadas pela voz e a energia marcante da black music. O repertório do grupo inclui uma mistura de canções de coral tradicional com composições contemporâneas, sobretudo do mundo pop, abusando do suingue da black music norte-americana e apostando em uma animada mistura entre rhythm and blues, funk, soul e pop. 


Michael Jackson ocupa um lugar de destaque no repertório do HGC. Além da qualidade das gravações do rei do pop, Allen era amigo pessoal do cantor - eles se conheceram ainda na época do Jackson Five. O grupo cantou durante o funeral do popstar em 2009. O coral interpreta as canções mais famosas dele, adaptadas ao estilo gospel. Além de Michael Jackson, outros nomes importantes da música negra influenciam o trabalho do HGC. 


Cantores, cantoras e artistas como Aretha Franklin, Lionel Rietche e Kirk Franklin, são interpretados pelo coral. Com tantas referências de qualidade, o grupo construiu uma imagem positiva, sendo apontado como um dos mais representativos da black music contemporânea. Personalidades como Nelson Mandela, João Paulo II, Michael Jackson, Barack Obama, Paul McCartney, Bono Vox e Elton John, já escutaram o som dos coralistas.


6 comentários:

Conexão da Graça disse...

Rê, confesso que sempre fui fãzaço da black music e dos corais norte-americanos, mesmo antes de alguma relação com a religião já mesmo na minha adolescência.

O que falar então de Michael Jackson, Jackson Five,Lionel Richie,Kirk Franklin e a Aretha Franklin?

Cantores de primeira principalmente os 2 últimos rsrsrs.

Bacana sua homenagem,

Um ABRAÇÃO,

Franklin

René disse...

Rê,

Que bom que você postou essa música aqui!!! Gosto muito dela e não a tenho ouvido! É lindíssima e esta interpretação ficou ótima, também!

A chave da música está nos terceiro e quarto versos da primeira estrofe: "But now I know the meaning of true love
I'm leaning on the everlasting arms", que quer dizer, "Mas agora eu conheço o significado do verdadeiro amor
Estou apoiado nos braços eternos".

Isto é uma evidente menção ao Deus Pai e Criador!

Valeu!

Abração e Paz!

Regina Farias disse...

Franklin

A minha ligação com este estilo também vai muito além da religiosidade. Aliás, sou avessa à religiosidade. Até porque, penso que Deus está muito além da religiosidade. :)

Então, cantores de primeira... Mas venha cá... vc tá puxando brasa pra sua sardinha? Digo, seu homônimo? he he

Beijos,

Rê.

Regina Farias disse...

René,

Foi muito bom mesmo! E que bom que vc gostou. Pois fico feliz em compartilhar tudo que me faz bem...

'Ce num faz ideia de como Deus ministrou meu coração quando hj cedo ao acordar, fui ávida rss abrir minha cx postal por algo que me banhasse a alma. Então me deparo com o "Notícias Cristãs" que recebo eventualmente por e-mail, e,entre seis ou sete notícias, me atrai apenas essa aí.

Não deu outra: peguei a tradução, aumentei o volume e deixei o som invadir o meu ser. Nem pergunte como comecei meu dia rss

E vc disse bem (pra variar um pouco rss), pois não há nada como os braços do Pai...

Abração e Paz pra ti tb

Rê.

Eder Barbosa de Melo disse...

Oi Rê, saudades!

Amo essa música, mesmo sem net em casa no momento, não poderia deixar de comentar. Ótima interpretação. Abração.

Regina Farias disse...

Oi, Éder sumido! :)

Sabe que me lembrei de vc dia desses? Estava indo pra Fortaleza e vi a placa de acesso à tua cidade. Deu vontade de entrar e ir lá dar um abraço nesse mais novo casalzinho... rss Quem sabe na próxima, né?

Também amo essa música... e esses caras!

Beijos!

Rê.