"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

domingo, 18 de julho de 2010

Língua venenosa


(O texto abaixo é reflexo da minha veia de advogada de defesa dos fracos e oprimidos sinceramente arrependidos e da minha indignação grrrrrr com pessoas que se dizem discípulas de Jesus mas que não hesitam em atirar pedras. Que sirva de reflexão para todos nós! "Porque todos tropeçamos em muitas coisas" (Tiago 3:2a)

Embora tendo vivenciado inúmeras situações decepcionantes em relação ao ser humano ao longo da minha existência, jamais perdi a esperança e continuo acreditando nas pessoas, talvez pela consciência da responsabilidade na área do ensino que sempre atuei, ainda que sabendo o quanto é desgastante mexer com conceitos equivocados quase sempre associados a uma forte carga preconceituosa; carga essa instalada justamente pela carência da informação adequada que permite viver melhor, mais leve, mais tolerante, mais livre e mais distante da desinformação e/ou falta de envolvimento real em determinadas situações que alimentam os conceitos pré-estabelecidos e que impedem uma boa comunicação.

Entretanto, não posso deixar de externar a  minha perplexidade em constatar que em meio a tanta informação dinâmica e perfeitamente à mão, há gente preguiçosa, inerte, desinteressada e/ou incapaz de RE-organizar, RE-arrumar, RE-ver, enfim dar uma CONSTANTE checada em seus conceitos, muitos deles confusos, distorcidos, velhos e mofados, preferindo viver na perniciosa contramão da comunicação saudável e transparente.

O grande perigo é quando isso acontece no âmbito das relações onde a desinformação provoca o poder de manipular a verdade e estabelecer situações injustas ao se espalhar uma notícia apimentando seu teor com emoção negativista e pessoal. A pessoa não se dá conta de que tal notícia disseminada dessa forma assume dimensões terríveis tornando-se MENTIRA posto que fora do contexto, generalizada, demonizada. (E será mesmo que não se dá conta? Há casos em que se percebe claramente uma mistura bem dosada de malícia e perversidade).

E, na medida em que se explora determinado fato sem a clareza acerca do mesmo e ainda com fortes pitadas de sentimentos tais como antipatias pessoais, intolerâncias, fragmentos de fatos antigos e pressuposições, vão sendo geradas novas cargas emotivas que findam por prejudicar uma vida inteirinha.

É onde a língua solta contamina a tudo e a todos pondo em chamas toda a carreira de uma vida humana. Com a língua, esse órgão tão pequeno, (Ler Tiago caps 3 e 4) somos capazes de destruir vidas, de queimar o filme do outro, de fazer a caveira literalmente, posto que mata; de manchar para sempre a reputação de alguém com a maldade gerada de nossas próprias racionalizações, nossos auto-enganos, nossa visão limitada da realidade; onde pegamos esses ingredientes no armário do nosso próprio coração enganoso e desesperadamente corrupto (Cf. Jr. 17.9) e colocamos tudo no caldeirão medieval e assustadoramente atual saindo em desenfreada caça às bruxas.

E o mais esquisito, contraditório e repulsivo é que da mesma boca que se amaldiçoa pessoas, como um mal incontido e carregando veneno mortífero, dessa mesma boca e com a mesma língua são ditas palavras doces.

É aí então que eu questiono essa contradição, essa hipocrisia, essa falsa-piedade.

"Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar
o que é doce e o que é amargoso?
Acaso, meus irmãos,
pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos?
Tampouco fonte de água salgada
pode dar água doce."

Na carta de Tiago esse tema é abordado por meio de conselhos práticos a um povo que tinha suas relações estremecidas pela falta de amor, pelo discurso não-cristão, pelas palavras amargas e ressentidas e pelas atitudes sem compaixão.

E assim, inevitavelmente, eu volto a bater na tecla da maledicência quando ele diz que inveja amargurada e sentimento FACCIOSO nada têm a ver com a sabedoria lá do alto e que antes é terrena, animal e demoníaca.

E complementa que onde há inveja e sentimento faccioso, instala-se a confusão E TODA ESPÉCIE DE COISAS RUINS. E que isso acontece porque a nossa sabedoria é egoísta e revela amargura.

Enquanto que, ao buscarmos a sabedoria lá do Alto, a relação com o próximo passa a ser:

Pura, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento.

RF.

" Segui a paz com todos e a santificação,
sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente,
por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus;
nem haja alguma raiz de amargura que,
brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados".
(Hebreus 12.15) Grifos meus- RF

5 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Regina,

A maledicência, a língua ferina, a maldade intrínseca no homem, tudo isto são 'bons' ingredientes para se fazer um belo caldo no 'caldeirão do diabo'.

Eu ando cansado de tantas pessoas que se guiam por esses (des)valores... E eis que me pergunto: como amá-los? Como amar àqueles que tanto nos perseguem? Será possível exercitar esse duro mandamento?

E então, lugar comum, repito: ser cristão não é mesmo fácil!

Sabe de uma coisa, só conheço uma forma de chegar à estatura de Cristo: clamando por misericórdia; requerendo forças que vêm dos céus, pois sou fraco e pecador, sinto raiva quando deveria amar; invade-me a amargura, quando deveria sorrir solicitamente para o outro. Parafraseando Paulo, "não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, este faço".

Que Deus tenha misericórdia de mim.

Gostei muito do texto, serviu para que eu fizesse auto-crítica.

Em Cristo,

Ricardo.

Regina Farias disse...

Ricardo,

Fique certo de que não é fácil me expor assim, pois há quem pense que é soberba espiritual.
Só que eu não desisto, pois se uma ou duas pessoas se beneficiam com minhas palavras, eu já fico feliz. Assim como eu também sou edificada com coisas que você e outros amigos escrevem, de textos a comentários.

Valeu pelas palavras e que Deus te abençõe grandemente!

R.

João Carlos disse...

Regina, minha amada bispa...

Demorei para comentar, não por não ter lido, mas por ter ficado um tempo digerindo seu texto. Como você costuma dizer, 'texto denso', tipo um sarapatel em um dia quente de verão.

O que poderei eu dizer perante o escrito por você? Apenas me vem à mente um trexo de uma mensagem do Gondim, quando ele diz que "mesmo a verdade, vinda da boca do diabo, tem o poder de detruir".

E quantas pessoas são assim? Muitas, sob a pretensa imagem de 'servo' e 'piedoso' chegam até suas 'vítimas' e despejam palavras 'verdadeiras', mas com o intuito de massacrar as outras.

Algo como 'nooooosssssaaaa amiga, como você engordou!' pode ser verdadeiro, mas qual foi a intenção da criatura que falou isso, senão esmagar a cana quebrada e apagar o pavio que fumega?

"Verdades" na boca do destruidor. Melhor do que criar mentiras. Quanto às mentiras, temos como provar o contrário. A verdade dita com a intenção de destruir é imunda. É pegar algo puro em essencia e transformar em veneno, o que se faz inversamente com o veneno que vira antídoto.

Um inversão de valores, carnal, demoníaca e destruidora.

Sei lá, deixa eu parar, senão vira um post!

Beijos

JC

Regina Farias disse...

João

Embora seu complemento também tenha sido brilhante tal como o do Ricardo, parece que faltou o desfecho do texto rss quem mandou dar a dica? Agora vou ficar esperando.

Essa "verdade, vinda da boca do diabo, tem o poder de destruir" é de ARREPIAR!!! Posto na boca de "crentes" que vivem dentro da igreja, seguem ensinamentos, doutrinas, regras, leis, normas, mas têm reações emocionais estranhas, cometendo erros terríveis de julgamento.

Deixa eu parar senão vira outro texto re re ( esse rê rê só quem pode dizer sou eu, a Rê rsss)

Deus te abençõe,

R.

Regina Farias disse...

Ah sim, bispa da igreja santo dai-me o que mermo? grrrrrrrrrrrrrr