"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

Sem medo de ser livre, leve e solto.




Deus fez um jardim lindíssimo! Poético, bucólico, perfeito! Um verdadeiro paraíso aqui na terra para nós cuidarmos e usufruirmos. Sem medo de ser felizes. Aí nós o azedamos. Desde o início. E não, eu  não estou falando de nada relacionado com greenpeace. É em nível de coração mesmo.

A história nos mostra que, ao longo da vida, o homem manipulou esse lance da 'terra prometida' das formas mais sórdidas possíveis para extrair do ignorante tudo que ele quis. De várias maneiras: do roubo descarado de dinheiro ao prosélito roubo de almas. Tudo sempre com o intento puramente humano.

Nos tempos do católico Lutero, o papa mala Leão X, ARRANCAVA dinheiro dos pobres ignorantes, USURPANDO-OS, espalhando o terrorismo do fogo do inferno a quem não cumprisse e prometendo um limbo com ar condicionado (indulgências) aos que se comportassem direitinho (dando 'esmolas'). Tudo isso no intuito vaidoso e cego de reconstruir a colossal 'Basílica de São Pedro'. Foi então que o católico protestou...

Se já havia essa cultura negociante de 'ser bonzinho aqui' com o interesse no paraíso, nessa época então, é que era bem arraigada a ideia de 'prêmio', devido à ignorância ser praticamente geral em uma realidade religiosa totalmente voltada para os interesses pessoais de um líder.

Inclusive, diga-se de passagem que a turba silenciosa e submissa sempre houve. Líder bandido também. Em todos os tempos e em todas as 'igrejas'. Cego guiando cego. Cego de vaidade humana e de soberba espiritual guiando cego de submissão ignorante.

Mais atrás no tempo, Paulo e os do novo movimento que surgia foram terrivelmente perseguidos e massacrados por 'podres poderes' que zombavam da ressurreição que eles pregavam, enfraquecendo assim os novos crentes. Foi quando Paulo disse: 'se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a essa vida, somos os mais infelizes de todos os homens'.

E embora eu não idolatre Paulo como um segundo Cristo, eu não consigo ver um Paulo antiético e manipulador, influenciando as mentes das pessoas, como fazem os crentes fundamentalistas de hoje,  por meio de suas cartas. Ao contrário, seu argumento sempre foi o de que, se Cristo não tivesse ressuscitado dos mortos, todos os cristãos ao longo da história teriam crido em vão e morrido por nada. Por outro lado, sempre ensinando a ter vida prática cristã, exortando a não esmorecer, falando de uma alegria genuína instalada no peito, independente de circunstância. Sim, porque isso é 'reino de Deus' aqui na terra. Como diria Jesus nos ensinando a oração correta: VENHA A NÓS o teu reino. Ou seja: paraíso aqui na terra. Pois, afinal, é onde vivemos, ué!!!

É aí onde eu discordo (abomino) da religiosidade de holocaustos modernos que anula o sacrifício perfeito gerando a inevitável crise existencial, ou ainda, a angústia de quem vive, como diria o poeta Vinícius de Moraes. Pois não vejo a existência como um deserto árido e seco, como colocam alguns. Ele só é assim quando não entendemos o Evangelho na sua forma mais ampla. Pois se a ressurreição é essencial para a fé cristã, por outro lado ( e do mesmo lado!), Jesus veio ao mundo para, vivendo todas as nossas experiências, redimir o mundo de uma vez por todas, 'tornando-se em semelhança de homens'. 

Como diria João, 'O Verbo se fez carne e habitou entre nós'.

Nesse sentido - o das experiências, da vida prática, da sanidade e da lucidez - gosto particularmente do reduzido Evangelho de Marcos que enfatiza o ministério de Jesus de forma dinâmica e vibrante, invertendo os conceitos humanos (religiosos). Mesmo continuando a cruz e a ressurreição sendo o centro de suas narrativas, ele aponta um Jesus dinâmico que quebra todas as cadeias, que derruba os mitos religiosos que nos pesam e nos enchem de culpas. Mitos que nos impedem de passar da infância espiritual medrosa e permeada de fantasmas religiosos para uma vida adulta livre, leve e solta. Solta das amarras religiosas que a tradição teima em querer colocar em nossos ombros para impedirmos de ser felizes (plenos) aqui mesmo na terra.

Senhor, que venha a nós o teu reino.

RF.




2 comentários:

lusmodesto disse...

Gostei do texto e concordo!!!

lusmodesto disse...

amei o texto..

**livre, leve e solto**