"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sábado, 17 de março de 2012

Sobre certos bispos, missionários e apóstolos...


Acionando o meu achismo mais uma vez, vejo como muito interessante e sempre necessário este tipo de postagem. <---clique aqui para entender.
Gosto muito de assunto assim que nos estimula a refletir, a repensar, a rever nossos conceitos, para que não nos deixemos cair na cilada do engessamento religioso que 'embotam os sentidos'.

Afinal, essa caminhada é um PROCESSO SEM FIM de construção/desconstrução/reconstrução pós conversão definitiva e genuína ao Autor de nossas vidas. Como diria Paulo ao povo de Corinto, com o rosto desvendado e contemplando a glória do Senhor, somos transformados pelo Espírito. De glória em glória.
Diferentemente de alguns que acham perda de tempo, eu, particularmente, acho que deve, sim, vir à tona esse tipo de assunto, de vez em quando. E não para derrubar certos líderes dos seus pedestais, pois isso não é tarefa nossa, mas para trazer os seguidores dos tais líderes ao EXERCÍCIO da mente. Repito: nunca é demais a convocação para pensar, refletir, pesar e medir o que nos dizem os líderes em seus púlpitos. Lembrando ainda que TODOS, sem exceção, são passíveis de erros; considerando entretanto que, alguns, de forma mais escancarada, cínica e desavergonhada; outros, tolos, se passam por verdadeiros representantes legais. Alguns, de tão cegos, equivocados e cheios de si mesmos, chegam a adotar a primeira pessoa em seus discursos religiosos, como se Deus encarnasse neles. 
Atente-se, então, para a grande diferença. Apóstolos escolhidos 'a dedo' por Jesus cometeram erros, injustiças, deslizes. Muitos 'homens de Deus' radicalizaram amargando suas próprias atitudes. Nenhum deles foi considerado perfeito. Ao contrário, a bíblia está repleta de situações em que TODOS os 'homens de fé' deram seus vacilos. E olhe que alguns derraparam feio! Não seria depois de quase dois mil anos que surgiriam homens de determinadas denominações totalmente incorruptíveis, pretensamente enviados pelo Altíssimos para anularem o sacrifício definitivo já realizado na Cruz. Aliás, quanta tolice, ingenuidade e ignorância, não?!
Enfim, ler, refletir e pensar faz um bem enorme. E é necessário e urgente!  Mas um pensar por si mesmo (desconstrução) sem influências externas como igreja, líder, dirigente, chefe, doutrina, 'ensinamento' ou cartilha religiosa. Pesando e medindo tudo que se assimila. Pois, examinando as Escrituras e usando a consciência dada pelo Espírito diante dos fatos da existência, há uma verdadeira reviravolta na mente do indivíduo; promovendo incríveis mudanças naqueles velhos, mofados e distorcidos conceitos estabelecidos em momentos específicos de euforia grupal da religiosidade.
Certamente, deixando de agir de maneira emocional coletiva e passando a raciocinar de maneira individual, coerente e lúcida, se extinguem do nosso cotidiano, todos os bispos megalomaníacos, todos os missionários de shows da fé e todos os apóstolos macumbogélicos. Famosos ou não. Sim, pois temos que admitir que não são apenas três líderes que têm essas características. Há milhares e milhares deles espalhados por aí nas denominações. E o mais desastroso: ditando de forma velada suas normas ‘inspiradas pelo Espírito’. E é claro que eles continuarão a existir, isso é bíblico. Mas não mais existirão na vida dos que se libertaram desse círculo vicioso. Não mais influenciarão nas ações dos que conhecem A Verdade. E estes, sim, entenderão finalmente qual o único milagre que Jesus quer fazer em cada um de nós.
Para alguns, parece haver contradição no capítulo 7 do Evangelho de Marcos, por Jesus nos dizer inicialmente para evitarmos o espírito crítico em relação ao irmão e, alguns versículos adiante, fazer séria advertência no que diz respeito a DISCERNIMENTO. Ora, está bem claro: Ele nos diz que só há UM JUIZ , mas que prestemos muita atenção naqueles que profetizam em Seu nome. Seguindo sempre o mesmo critério: SEUS FRUTOS.
Nos dois casos - seguidores e seus líderes religiosos- Ele nos diz que não temos nenhum poder de julgar, discriminar, isolar, 'excomungar' e punir, condenando ao inferno em vida, como muitas denominações religiosas se acham no poder de fazê-lo com alguns de seus membros que 'escorregam'. ENTRETANTO, Ele deixa bem claro também que tenhamos muita CAUTELA com essas profetadas que escutamos da boca de certos líderes. E eu acrescentaria: sejam eles da mídia ou não. Afinal, profetizar, expelir demônios e fazer milagres usando o nome de Jesus, não significa exatamente que o indivíduo que faz isso seja da parte de Deus. Jesus adverte para que a gente use de critérios e para que fiquemos ligados nos FRUTOS de quem se diz profeta.
Quanto à suposta contribuição destes líderes, usando o que diz Paulo logo no início de sua carta ao povo de Filipos, gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante e que faz toda a diferença. Ele diz que não importa se Cristo está sendo pregado. Deixa claro o fato de que 'EFETIVAMENTE proclamam a Cristo'. Ou seja: da prisão, Paulo tinha notícia de que estava havendo discórdia, mas ele enfatiza que se estavam levando o Evangelho às pessoas, EFETIVAMENTE, não importa. Se por competição ou inveja, ele se alegrava assim mesmo. Porque o Evangelho estava sendo difundido. Eis o grande detalhe: o Evangelho ESTAVA SENDO PREGADO. E não prosperidade, shows de fé, milagres e autopromoções.
Analisemos melhor:
PROSPERIDADE - Jesus nunca pregou acúmulo de bens materiais, embora tanto o abastado quanto o desprovido financeiramente tenham 'direito' à vida eterna.  O que Jesus coloca na balança é a indiferença, o desamor e a avareza nos corações, sejam essas pessoas, abastadas, ou não.
SHOW DA FÉ - fé não precisa de show, até porque se a fé é a certeza de algo que você nem viu ainda, então como se fazer um show dela?
MILAGRES - tudo bem que milagre Jesus fazia aos montes.  Inclusive, era apenas o que a grande multidão queria, ser curado de seus problemas físicos. Foram tantos e tantos que até João diz que se fosse narrá-los todos, não caberiam nos livros. E mesmo assim, milagres não eram - nem são - o Seu objetivo. O único milagre que Jesus queria fazer, a grande maioria não estava interessada em saber, pois a prioridade era se dar bem. Foi assim e continua sendo assim. Muitos precisam de um milagreiro com certa urgência para resolver suas broncas pessoais, mas descartam ou deixam para depois O Senhor de suas vidas. Querem cura física e material, mas não entregam seu coração, não querem cura espiritual. Veja o caso dos dez leprosos que foram curados e que apenas um voltou para glorificar o Nome de Deus. Apenas este reconheceu a Sua soberania. Este sim,  estava curado. Esse milagre interessa a Jesus.
Em relação a se autopromover à custa do Evangelho:
Sempre que vejo pessoas querendo se beneficiar - líderes e multidões - usando Jesus em proveito pessoal, me vem à mente essa passagem espantosamente atual:
"...Seguia-o da Galiléia UMA GRANDE MULTIDÃO. Também da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, dalém do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom uma grande multidão, SABENDO QUANTAS COISAS JESUS FAZIA, veio ter com ele. Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem". (Mc 3:7.8.9-caps meus).
Encerrando, citando um exemplo típico de conversão verdadeira nos escritos dos Evangelhos, vejo o caso de Zaqueu que, como autoridade fiscal, havia passado a vida inteira roubando do povo. E, ao 'cair a ficha', se arrepende e resolve, não apenas dar aos pobres METADE de seus bens, como restituir de quem roubou descaradamente, QUATRO VEZES mais.
É desse tipo de milagre que Jesus fala. Isso é arrependimento. Isso é salvação. Isso é Boa Nova manifesta no coração e na existência. Isso é cumprimento do Evangelho. Isso abre o entendimento para discernir do que se deve distanciar, ao mesmo tempo que capacita a levar esperança de restauração. Para que se tenha vida em abundância. Seja qual for a circunstância.
O mais é picaretagem religiosa e alienação coletiva.

4 comentários:

René disse...

Oi, Rê,

Pra variar (rsss), você foi muito coerente e correta em suas afirmações. Assim como um comentarista lá no Hélio, também acho que o texto do Ciro é chover no molhado. No entanto, preciso concordar com você sobre (infelizmente) ser necessário esse tipo de texto, de vez em quando. Há muitas pessoas que necessitam desse alerta e sempre haverá. E também é bom a gente lembrar disso, pra não ficar questionando à toa o entendimento que temos sobre o assunto.

Forte abraço e continue na Paz!

Regina Farias disse...

Oi, René

Que alegria tê-lo por aqui!
Eu também vejo o texto em si como algo meio repetitivo. O que eu gosto mesmo é dos comentários que o mesmo suscita, entende?
No meu caso deu outro texto, pra variar um pouco he he
E fico feliz com teu comentário pois sempre que escrevo tenho muito cuidado em não estar cometendo algum deslize.
Por isso, sempre peço a Deus que me oriente em tudo. Desde o título até à imagem que eu vou colocar.
Espero que sirva pra alguma pessoa. Se for apenas pra uma, já tá de bom tamanho. Até mesmo pra mim, claro! :) Como vc mesmo diz: é bom a gente ficar sempre se lembrando disso. Principalmente porque eu entendo que o ser humano tem certa tendência a se acomodar com regrinhas religiosas e quando menos espera se pega na cilada da mesmice religiosa que acomoda.

E veja se não esqueça de pobres mortais como euzinha, né? Acha pouco o resto da tchurma que simplesmente resolveu sumir? rsss

Abs (que não é freio)

R.

Regina Farias disse...

vixiiiii

Repeti foi tudo no final rss

Mas que acomoda, acomoda he he

Regina Farias disse...

'E veja se não esqueça' foi ótimo!

Ah ah ah

Deixa eu ir almoçar que meu mal é fome afff