"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sábado, 17 de julho de 2010

Ação & Demagogia


Carta a um irmão
(Escrita hoje às 6hs da manhã)

LH


Louvo a Deus pela sua vida, posto que você saiu do si-mesmo e, sem qualquer vestígio de interesse pessoal, ignorando porquês, causas e razões, não passou ao largo e "pensou os ferimentos" tratando de quem, pelas vicissitudes da vida, fora jogado à própria sorte durante um longo tempo de sua vida.

A exemplo do que falou outro discípulo de Jesus, Agostinho de Hipona, pra mim isso é Evangelho PURO.

"Pregue o Evangelho. Se precisar use palavras".  O mais é acréscimo farisaico e vão.

E, baseada nessa parábola sobre o verdadeiro, sintético e contundente mandamento, eu acrescentaria que Deus não tem nenhum altar de culto fora do amor ao próximo.

E estou bem certa de que, quando você assim agiu, falou Jesus ao coração de cada um de nós, supostos conhecedores da Lei:

"Vai e procede tu de igual modo" . (Cf Lucas 10.37)

Imperativo no "vai tu", o Autor de nossas vidas não perguntou se o intérprete da Lei gostaria de ser assim, de agir assim, nem muito menos questionou sobre a vida pregressa do homem largado no chão. Ele simplesmente dá a ordem! Manda que assim se cumpra!

Lembrando que intérpretes da Lei ou Escribas eram especialistas tanto em teologia como em questões legais e, assim, tramavam muitas questões de debate para pegar Jesus em armadilhas e Jesus respondeu com uma ligação entre os dois mandamentos, porque o primeiro não pode existir sem o segundo (Ver 1Jo 4.10) tanto quanto o segundo não pode ser mantido sem o primeiro. (Bíblia da Mulher-Ed Mundo Cristão , rodapé da pág 1196)

E aqui eu acrescento lembrando ainda que quando Jesus estava para ser glorificado (Cf João 13), novamente enfatizou (palavras) o que fez (ação) quando missionário na terra:

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros.

E acrescenta repetindo: ASSIM COMO eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

Esse mandamento - que de novo nada tinha - tornou-se NOVO ao ser entregue/vivido pelo próprio Autor.

E Ele acrescenta ainda:

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: SE tiverdes amor uns com os outros.

Li um texto de uma amiga por esses dias sobre lavar os pés do outro, que foi um verdadeiro soco no meu estômago. Pois não é pelo prazer de escrever sobre as coisas do Alto que eu seja justa. Justo só Ele! Sou sim, justificada, lavada pelo Seu sangue, já não devo nada, está pago, está consumado na CRUZ!

Caso você tenha tempo e interesse, dê um clique AQUI 
E lá, o meu comentário a respeito, foi esse:

Ser instrumento de cura pra valer requer que se saia do casulo e aí é que a coisa pega, pois ninguém quer sair da falsa segurança do casulo e se expor, ir fundo, se abaixar, lavar a nossa sujeira que está no outro.

A essa diferença preferimos fazer vista grossa.

E continuamos sujos e afirmando que amamos os diferentes...

É isso que nosso coração - habituado a números, quantidades, templos cheios, barganhas, negociatas, trocas, favores, retornos, reconhecimentos, aplausos e pódios - não consegue captar, engessando-nos e impedindo-nos de cumprir o mandamento em relação ao próximo que não é meu amigo, o cara com o qual tenho afinidades, o da mesma crença, meu coleguinha de faculdade nem o preferidinho do coração. Além do mais, dar a mão ao próximo nada tem a ver com o repulsivo proselitismo que Jesus simplesmente ABOMINA!

E sobre isso Ele adverte: (Mt 23.15)
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!"

Caramba, meu irmão! Isso é MUITO SÉRIO! Pois convidar uma pessoa para ir à minha igreja é uma coisa e abrir o templo pra ela é outra.

E eu só sei de uma coisa:

No dia em que colocarmos nossos olhos na leitura do Evangelho despidos de todas essas máscaras farisaicas e como revelação para a nossa vida prática, a "preocupação com a vida alheia" passará a ser a OCUPAÇÃO que Jesus nos ordena e então cairá a ficha ao que Ele nos diz: "Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes".

Enfim, feliz e aliviada, rogo aos céus que atitudes assim sejam como respingos ácidos em nossos corações endurecidos pelos costumes que nos robotizam!

São os votos sinceros de quem não é a última coca-cola do deserto, mas que não cansa de falar de VIDA na existência seca e árida desse mesmo deserto.

E que Deus, Pai Todo-Poderoso, tenha misericórdia de todos nós,

R.


“E eis que certo homem, intérprete da Lei,

se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe:
Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na lei? Como interpretas?

A isto ele respondeu:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,

de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;

e: amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente, faze isto e viverás".

(Lucas 10:25.28)





3 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Amiga Regina, muito significativo esse teu texto que trata de um assunto que é ou deveria ser a base do Reino de Deus que está "em nós": a alteridade.

Essa frase é soberba:

"Pregue o Evangelho. Se precisar use palavras".

De fato, na maioria das vezes, palavras são como vento que são ditas aqui e se diluem ali. Atos práticos, jamais são esquecidos.

Ainda que nossa fé se perca, se abale, fique mofada, o que conta no final são nossos atos.

beijos

João Carlos disse...

Caramba...

Ontem estávamos conversando sobre este conceito após a mensagem de um missionário na Argélia.

Ele disse que prega o Evangelho com os atos (ele e a esposa são da área de saúde) e - se necessário - falam de Jesus.

Para muitos isso não é "anunciar as boas novas", mas o que a gente faz fala muito mais do que só falar (música do Fruto Sagrado)...

Regina Farias disse...

Meus amigos Edu e JC

Eu já percebi que essa tal "pregação" igrejista por aí não tem muito a ver com essas palavras de Agostinho, que na verdade são eco das ações missionárias de Jesus.

O que me leva a uma conclusão terrível de que Jesus não está nos templos... Nem nos de pedra nem no outro tipo, também de pedra.

Viiiixe vou ser apedrejada :P

bjos
R.