"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma transgressão chamada EVANGELHO




Toda transformação no mundo, toda mudança, toda rebeldia, toda novidade e criatividade, tudo que realmente teve relevância na sociedade no segmento da invenção, da música, da ideia, da política, da liberdade, tecnologia, medicina, foram gerados por jovens, pelo espírito jovem.

Jovens são, na sua essência, transgressores, não só da lei, mas principalmente transgressores das regras em geral. Fale para um jovem que: “não pode ser feito”, e isso vai motivá-lo a fazer. Porque o impossível não existe para os jovens, a linha limite entre o que pode e o que não pode ser feito, definitivamente não é relevante para quem tem um espírito jovem.

Uma palavra que eu gosto de usar para definir o Evangelho é : SUBVERSÃO. É como se algo viesse por baixo, na contra mão de tudo, e em algum momento se levantasse e virasse a mesa! Há uma transformação das Leis de Deus e dos métodos dos homens. Enquanto a religião fala que só alguns são especiais e têm poderes do alto, o Evangelho fala que TODOS são especiais, que não é o “poder” de um homem que faz a diferença, mas o poder de Deus.

Gosto especialmente da palavra ‘revolução’ associada ao Evangelho de Cristo. Essa palavra é JOVEM e forte! Gera mudança; não é conformista nem tímida, nem tão pouco medrosa. Revolução é contagiante, envolvente, quente e perfeita para definir o Evangelho para jovens!

É tão louco isso, chega a ser diferente de tudo! A REVOLUÇÃO causada pelo Evangelho não pega em armas, não agride, não é violenta, não causa morte nem amputações, não ofende ninguém -  A não ser os religiosos fariseus.  A revolução do Evangelho gera VIDA, perdão, amor, amizade, carinho, compaixão e mudança de atitude.  O Evangelho revoluciona a própria palavra “revolução”. Onde esperávamos guerras e subversão, encontramos paz e harmonia numa revolução de amor. E essa “transgressão” faz do Evangelho o que ele é hoje: um elemento contraditório, contra a maré. Ele não é apenas CONTRA a sociedade capitalista, mas ele é especialmente CONTRA aqueles que querem ser os donos de Deus e se dizem superiores aos outros por isso.

Uma palavra que define a juventude é: TRANSGREDIR. No entanto, como definir a juventude? O que é um jovem? Como podemos definir quem é jovem ou não? A princípio, a idade define a juventude, mas isso não é tudo, porque o fato é ‘amadurecimento’, que é diferente para cada pessoa. Alguns são maduros aos 20 anos, outros são imaturos aos 50. Ninguém consegue chamar um homem de 78 anos de jovem, mas é assim que a juventude é. Ela é interna, transgressora, e por essa rebeldia nata, não se permite definir por algo tão desimportante quanto a idade cronológica.

Para ser jovem, basta sentir-se desconfortável com algumas situações que a vida lhe apresenta. Um ‘desconforto’ que vai além da insatisfação, a vontade de mudar o mundo, a começar por mim. Isso se chama Evangelho, um desconforto chamado Evangelho para jovens.

O Evangelho é assim: feito para jovens que não querem os métodos antigos, não apenas jovens de pouca idade, mas para os jovens de espírito, que não são limitados pelas grades das prisões religiosas. O Evangelho é para jovens, só para jovens. 


Inclusive para jovens com mais de 78 anos...



Na íntegra AQUI <---




Um comentário:

Fran Souza disse...

Muito bom o texto, gostei muito.
Beijinhos!! Fique com Deus!!!
http://naosecompara.blogspot.com/