"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A minha igreja é a mais antiga...





Denominações são fantasias. São tentativas de enfocar um aspecto particular do Evangelho, de modo a se criar uma fantasia, um mundo "correto", "ortodoxo", no qual os membros possam experimentar um descolamento do "mundo" com as aprovações do grupo social que as rodeia. Cada uma proclama "não ser como a outra", tal qual o fariseu que orava com o publicano. 


O "mundo" do qual pretendem se descolar é, na maioria das vezes, criação das hipocrisias e das mentes de cada um. De fato, o "século" ou seja: o modus vivendi e operandis, o ethos criado por pessoas, as sociedades e os construtos sociais, reúne idéias procendentes de todas as partes. Estas idéias tem consequências, geram universos alternativos moralistas, legalistas, ou permissivos, supostamente liberais, mas que em sua essência não alteram a realidade, no máximo promovem fuga e a distorcem.



Feliz é quem consegue ver o todo; quem consegue perceber que precisamos da verdade - uma descrição correta da realidade- não apenas da doutrina hipertrofiada de cada denominação, nem fantasia gospel com pitadas de judaísmo evangélico.



De forma estranha, a verdade tem encontrado seguidores mesmo dentro de denominações! Em humildade participamos e comungamos de denominações que nos parecem direcionar à verdade. Nenhuma denominação é perfeita. Nenhuma é totalmente correta. Todas elas passarão pelo teste da realidade, todas serão provadas, pois da realidade não se escapa! 



O que é a realidade absoluta? 
Qual a natureza da realidade ao nosso redor?
O que é o ser humano?
O que acontece com uma pessoa após a morte?
Como é possível saber que sei de alguma coisa?
Como saber o que é certo e o que é errado?
Qual o significado da história humana?



Cada denominação tentará responder estas perguntas de sua própria forma. A verdade e a realidade serão a medida entre a fantasia de cada resposta ou sua veracidade. Diante das respostas e da comparação, serão reveladas as loucuras, as paranóias, as esquizofrenias, os facismos, as limpezas étnicas de cada uma delas. 



Jesus é simples, é caminho verdade e vida. 



Em conversa com Edith Schaeffer, ela me contou que um dia uma jovem se aproximou de seu marido, o Francis, e lhe disse:



- Olha aqui, a realidade é o que eu acho. Sou budista e você é apenas uma projeção da minha mente. 
Nesse momento Francis Schaeffer tomou uma garrafa de cafe aberta e fez um movimento como se fosse derramar na cabeça da aluna. Ela reagiu:



-Está louco! Quer me queimar??? Ao que ele respondeu:
-De forma alguma! Sou apenas uma projeção da sua mente, isto não vai doer nada.



Enquanto isso há denominações ensinando as pessoas que ninguém vai sofrer, todo mundo vai ser rico, vai morar em Barreiros ou em Dallas pra combater a potestade do demonio boiadeiro. Outros dizem que Deus é chato, não gosta de danças nem palmas. Outras sao tão simbólicas que melhor seria todo mundo virar um ícone. Outras medem tudo, corte de cabelo, fé, conta bancária. Algumas são oficinas de autoajuda com pregações psicologizadas, discursos de neurolinguística e sugestão de massa. Outras honram mais suas próprias leis do que a verdade. 



E quando vier o filho do homem?
É preciso escolher bem. Cristo nos chamou para a liberdade. 





Nenhum comentário: