"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mãos ao alto, você está preso!


Um dia, andava normalmente em meu Caminho da vida, tranquilo, franco, sereno e galgando pouco a pouco os degraus que todos precisamos acessar para se achegar à Deus.

Sentia-me um pouco como Adão antes da queda. Cada dia era uma descoberta. Sons, odores, luzes... Tudo novo e pleno. Enquanto caminhava ouvia a voz de Deus que me admoestava, me guiava, me amava!

Era uma revelação linda e única. Éramos mais que amigos nos conhecendo, mais ainda que pai e filho. Tudo transcendia completamente das revelações simples e superficiais que mantemos aqui. A palavra que melhor define isso e que me vem à mente é: ‘surreal’!

Até que um dia, como Adão também fez, fui buscar uma ‘trilha’, ou ‘atalho’ no meio do Caminho que andava. Curioso como criança, fui atrás das trilhas que vira, envolvendo-me por lugares aparentemente diferentes, onde o cenário parecia menos vívido, opaco e um tanto morto também.

Até que uma figura como que humana, me aguardava numa esquina escura. Fingi que não o vi, afinal papai ensinou a não falar com estranhos. E esta figura agia mesmo com estranheza. Saltou em minha frente como num filme de Bruce Lee com algo nas mãos gritando: “Mãos ao alto!”

‘Um ladrão’, imaginei! Mas curiosamente, essa figura de gente, notadamente homem, não se vestia como bandido. Cabelo baixo, bem penteado para o lado e com gel, sem brilho molhado para não ficar ‘cheguei’!
Terno bem cortado num tom sóbrio entre o cinza e o chumbo. Barba feita, mas com bigodes, gravata de seda, sapato modelo italiano. Na verdade ele estava muito bem vestido.

Depois do choque inicial, notei que no lugar da ameaçadora arma em riste, existia na verdade um livro negro, com capa de couro legítimo, laterais em dourado, num tamanho suficientemente notável.

Disse-me a figura:
-Já mandei por as mãos pro alto!
-Por quê? Não fiz nada, nem tenho nada aqui comigo, senão meu Deus que levo no coração!
-Deus? Impossível!
-Por quê?
-Porque Deus anda com grandes homens... Líderes de povos, cabeças de grandes grupos, notáveis, vultosos!
-O senhor é?...
-Um pastor... E você está preso!
Tratou logo de por um par de algemas em meus pulsos e catequizar meu relacionamento com Deus. Disse que seria o melhor pra mim e que um dia, quem sabe até poderia agir como ele.

Nunca foi o que eu quis.
Queria orar pedindo ao meu Deus que me livrasse, mas minha oração teria que esperar, primeiro teria uma leitura devocional, depois ofertas, logo em seguida o balé com uma coreografia linda, a banda de música, o teatro e então veio o sermão com voz alta e imperativa.

Minhas algemas me apertavam até que alguém disse;
‘Agora curve sua cabeça numa breve oração silenciosa e logo após, abrace seu amigo do lado.

Mal curvei minha fronte e alguém com sorriso de comercial de crema dental abraçou-me forte... Nem orar podia!

Que pena, terei que esperar a próxima reunião, só assim poderei pedir...
LIBERDADE!

(Wendel Bernardes)


W.

Já vi esse filme sinistro (trash meio horror, meio comedia barata)

Também fui assaltada mas recuperei meus bens rssss

Com todo respeito e admiração pela análise tragicamente perfeita, eu só faria uma mudança na sequencia abaixo:

"...primeiro teria uma leitura devocional, depois ofertas, logo em seguida o balé com uma coreografia linda, a banda de música, o teatro e então veio o sermão com voz alta e imperativa".

Começaria assim:

Primeiro teria um teatro...

R.


6 comentários:

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Como são as coisas...
Hoje esse texto soa ainda tão verdadeiro, mas agora não parece mais que veio de mim.... Coisas de gente complicada... (kkkk)

O teatro formado no serviço dalgo que deveria ser santo acabda por jogar a última pá de cal nesse sonho completamente humano que são as instituições...
Triste enxergar essas verdades absolutas que TODOS que possuem pelo menos mais de um ano, e alguma percepção já notaram....

Esse assunto, como bandeira, deve ser erguido, falado, anunciado; e a cada dia que passa acredito mais que ele (o texto) está mesmo no lugar certo...Aqui!

Beijo querida!

Regina Farias disse...

W.

Tema atual desde os tempos missionários de Jesus quando ele abominava as práticas religiosas em detrimento da compaixão.

E sabe porque parece estranho 'ter vindo de ti'? Porque não veio de ti, veio POR MEIO de ti. Saca? Digo isso porque sinto a mesma estranheza algum tempo depois de ler meus escritos...

Finalmente, com todo respeito pelo teatro, esse tipo de teatro é o que nos leva, de forma gradativa e sutil, À ACOMODAÇÃO. E, PIOR, À ACEITAÇÃO eclesiástica que nos confunde com seu pacote de normas que, ironicamente, nos afasta do ministério determinado por Cristo: ter amor uns com os outros.

Bom, de coração, espero que o texto saia 'daqui' e seja tatuado nos corações engessados...

bjão!

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Menina... creio que você tem TODA RAZÃO....
E quem sou eu pra discutir com uma dama? Vocês estão SEMPRE certas, principalmente quando se referem a nós....
kkkkkkkkkkkkkkk

Depois eu deleto isso, vai que isso vira um tiro no pé?
kkkkkkkkkk

Beijos!

Regina Farias disse...

Deixa a Val ler isso que ela vai aproveitar pra usar como lei rígida... Aí, fio, cevaitá ferrado kkkk

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Ela vai fazer como Lutero e afixar nos umbrais da minha porta de alumínio daqui de casa!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Regina Farias disse...

uitananan!