"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

IGREJA





No primeiro item, a passagem em Mateus 16:15.19 é usado pra afirmar que foi o próprio Jesus quem falou o termo ‘igreja’. Só que todos nós sabemos qual sentido Jesus deu ao termo IGREJA. Ele, que ‘derrubou o templo’ em demonstração prática do que seria IGREJA dali pra frente.

Não consta na Bíblia que Jesus fundou igreja. Nem, tampouco, que tenha mandado alguém fundar. A ordem que Ele deu foi para pregar o Evangelho a toda criatura. Jesus poderia ter aproveitado a oportunidade nesse momento em que os autores das traduções chamam de ‘A Grande Comissão’. Excelente oportunidade pra Ele estabelecer a igreja e suas normas em Seu nome. No entanto, Ele não fez isso nem determinou a ninguém que o fizesse.

Essa 'organização' que o autor fala é algo inerente ao homem. O homem precisa de ajuntamento pra compartilhar, pra ajudar, pra se reforçar com outros. Isso é comum união = comunhão. Então, nesses ajuntamentos, volta a praticar antigos ‘cerimonialismos’ para não esquecer a perspectiva de vida real com Deus; infelizmente, não está gravado em seu coração. Jesus não é suficiente. Ele precisa ir ao monte, precisa de lugares, precisa de sacrifício, precisa ‘se punir’ para voltar ao pó, à condição diária de ‘servo inútil’ que se dispõe a servir sem esperar QUALQUER recompensa, seja no Céu ou na Terra.  

No AT foram estabelecidas festas e celebrações, memoriais, altares, rituais bem elaborados e com datas definidas, tudo isso para que o homem não esquecesse quem era o seu Deus assim como todas as coisas que Ele havia feito. Na Nova Aliança isso tudo foi abolido porque esse altar foi transferido para dentro do nosso ser! Nosso coração, nosso espírito, nossa consciência! Portanto, não se pode dizer que esse ajuntamento/instituição foi ordem de Jesus. Quem quiser diga, mas assuma que está usando O NOME. Aí é com a consciência de cada um.

No segundo item, onde é colocada a passagem em Mt 18:15.20, Jesus estava modificando aquilo que foi estabelecido drasticamente no AT (Dt 17.6; 19.15) no sentido de, primeiro tentar resolver o conflito por meio do diálogo, pela conversa franca, com o depoimento isento de quem presenciou o evento. Se não funcionasse, levasse o caso à igreja. Se ainda assim a igreja não desse ouvidos, então considerasse o 'vacilão' como ‘gentio ou publicano’, que era o que havia de mais reprovável e excludente naquela época. Vemos aqui um fragmento do que representava o RIGOROSO sistema jurídico/religioso, já que naquela época, tanto do AT como nos tempos de Jesus, a religião era quem determinava a sentença.

Lembremos que quando Jesus diz ‘igreja’, ele não se refere à instituição e seus líderes, mas ao grupo de irmãos que ora se formava e que, comungando da mesma ideia de ética e justiça, é colocado para analisar a situação em questão. Inclusive, diga-se de passagem que, naquele contexto, a instituição religiosa e seus líderes era o que Jesus mais repudiava em termos de fazer justiça.

Portanto, em nenhum momento nessa passagem, Jesus está exaltando igreja/instituição, MAS GRUPO que comunga a mesma ideia e teria interesse em resolver problemas de relacionamentos.  Muito me admira alguém como Nicodemus falar nesses termos e, achando pouco, relacionar isso a 1Co5 quando ali o assunto era algo totalmente inaceitável que não requeria diálogo. Tratava-se de incesto, algo ultrajante!  A lei judaica proibia o filho de casar-se com a madrasta, pois esta era como mãe!!! Nessa passagem um rapaz se envolveu com a esposa de seu próprio pai. Por isso a advertência para não se associar com os ‘impuros.

Em relação ao terceiro item, há um erro, talvez de digitação, pois ele faz referência a 1Tm 31.13, quando essa carta só tem seis capítulos. De qualquer forma - como trata de organização/hierarquia - sabemos que, por menor que seja um grupo, organiza-se um ‘corpo funcional’.  Dando continuidade, o quarto item reafirma a necessidade dessa hierarquia. Porém, o grande equívoco nas denominações religiosas é que, quem ‘lidera’ se acha no direito de ser capataz da fazenda de Deus. Aí vem Jesus e nos dá uma lição enfática sobre esse lance de SER O MAIOR.  (Ver Mt 20:26.27; 23:11 – Mc 9:35; 10:43.44 – Lc 22:26).

E, no quinto item, vemos a parte dos rituais. Ele afirma que 'Jesus também mandou que seus discípulos se reunissem regularmente para comer o pão e beber o vinho em memória dele'. Ora, o que Jesus fez foi mudar o foco! Ele disse apenas que fizesse em sua memória, Ele não ordenou a celebração.  Até porque já havia uma celebração. A principal festa judaica: uma ceia especial onde se matavam cordeiros para fazer as celebrações da Páscoa. E que foram abolidas A PARTIR DE JESUS.  

E o que eu acho mais CONTRADITÓRIO e que, inclusive, DERRUBA TUDO QUE ELE MESMO FALOU ANTERIORMENTE é que, depois de usar partes da bíblia e das cartas para embasar sua tese, ele mesmo ANULA tudo que disse, com a seguinte pérola:

'Para mim a Igreja de Cristo é muito mais do que uma denominação – inclusive a minha. As igrejas denominacionais instituídas e organizadas não são a única expressão válida da Igreja de Cristo. Onde houver um grupo de cristãos que fazem estas coisas prescritas por Jesus e pelos apóstolos (itens 1 a 5 acima), ali está a igreja, ainda que imperfeita'.

De que foi dito lá, só tem correta essa frase: 'Para mim a Igreja de Cristo é muito mais do que uma denominação – inclusive a minha. As igrejas denominacionais instituídas e organizadas não são a única expressão válida da Igreja de Cristo’. 

O restante do parágrafo (bem como praticamente o texto todo) é leviano e tendencioso no sentido de fabricar igrejas: ‘Onde houver um grupo de cristãos que fazem estas coisas prescritas por Jesus e pelos apóstolos (itens 1 a 5 acima), ali está a igreja, ainda que imperfeita'. - Além de determinar o que seja a ‘doutrina de Jesus’, rebate o que disse Jesus sobre dois ou três reunidos em Seu Nome.  

Ora, minha gente, tudo que Jesus ‘prescreveu’ resume-se ao AMOR! Ele manda fazer discípulos ensinando a guardar os seus mandamentos: amar a Deus e ao próximo. Como diz um pastor muito conhecido: tão simples quanto desconcertante!

Infelizmente, os líderes religiosos não entenderam nada. Pegaram o que disse Jesus e transformaram em sistematização religiosa pesada que nem eles mesmos aguentam!

Que pena...

5 comentários:

HP disse...

Rê,

A religiosidade acaba por cegar as pessoas.

Não compreenderam que Cristo é o Deus-Filho. E o relacionamento que os discípulos, prostitutas, publicanos tinham com Ele era DIRETO.

Cristo não fazia destinção entre mulheres, homens e crianças, alimentando, curando, atendendo, ouvindo, abraçando a todos.

E isto Ele fazia nas estradas, nas entradas de cidades, nos barquinhos, na praia, na montanha...

E salvo engano, apenas uma vez é registrado que Ele pregou na sinagoga. Em Nazaré.

Do resto, enquanto os religiosos "cultuavam" a Deus no templo e nas sinagogas, o DEUS-FILHO andava pelos campos, desertos se relacionando com "as ovelhas perdidas da casa do meu Pai".

E quem não compreende isto, muito menos vai compreender o que Paulo explicava em suas cartas.

O mesmo Paulo que pregava nos areópagos, nas estradas, nas casas, nas sinagogas, no barco, naufragando, catando cavaco pra fazer fogueira, se aquentando ao fogo depois do naufrágio e por fim nas prisões...

Mas quem ainda está arraigado à religião não enxerga isto em Paulo...

Ai ai...

Mario disse...

Ainda hoje estava meditando em algo que certa vez li, que o fundador de uma determinada denominação evangélica em seu relato pessoal sobre a origem da denominação deu o título de "Relato de uma ramificação da Obra de Deus" e os que o sucederam depois alteraram o título para "Relato da Obra de Deus na Terra"... daí o Hélio brilhantemente disse "é o ramo querendo ser árvore".

Curiosamente, esta semana falei sobre a necessária poda da videira que somos nós, que somos ramos da Videira Verdadeira, Jesus Cristo.

Fazendo um link entre os dois assuntos, Jesus é a cabeça da igreja, as igrejas são membros do seu corpo, mas as "igrejas" não existem, o que existem são homens e mulheres que são templos vivos do Espirito Santo.

Tá, mas a igreja como instituição hoje é realidade, no passado e também no presente ela deu e continua dando frutos... Mas alguns líderes intencionalmente ou não,tem impedido que o vinicultor pode a videira, o resultado disso é que a igreja instituição está ficando fraca, deixando de crescer, deixando de produzir frutos e pode vir a sucumbir... Esquecem quem é o cabeça, esquecem que são apenas ramos e esquecem que a poda é necessária.

Nossa, acho que viajei... tô filosófico kkkk

Fique na paz!

Regina Farias disse...

Fico muito feliz com as colocações de ambos, que mesmo tendo sido criados em ambiente religioso, ousaram sair da redoma.

Mário, tem crente que acredita piamente, com todas as suas forças rss que 'filosofar' assim é uma heresia. Para ele, agradável a Deus é seguir a cartilha religiosa.

Ai, ai! Haja Nicodemos (João 3) dentro das 'casas de Deus'.

Mario disse...

Dependendo do lugar onde se estar, "filosofar" faz com que os inquisidores ajam rs

HP disse...

Eu peguei minha carteirinha de "Herege". rsrs

Validade: Vitalícia. rsrs

Tô feliz!