"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Da saga gospel: Elê ataca outra vez. Episódio de hoje: Quem diz o que quer ouve o que não quer.






Vitor Silva disse:


janeiro 13, 2014 às 8:58 am


Eleotério escreveu:

A minha maneira de interpretar o que leio deve ser respeitada,

Vitor responde:

Irmão Eleotério, o irmão terá sempre o amor de todos aqui porque nos consideramos Cristãos e assim fomos ensinados pelo nosso Senhor e Salvador: a suportar as imperfeições de todos com todo o Amor.

Quanto ao respeito, faça por o merecer primeiro.


Eleotério escreveu:

afinal, voce Vitor Silva, não tem como provar que a tua maneira de interpretar a biblia é correta.

Vitor responde:

Claro que tenho irmão Eleotério, se a minha maneira de interpretar a bíblia obedecer ao principio instituído da hermenêutica (arte de interpretar correctamente textos – leis, ofícios, bulas médicas ou… textos sagrados) ela é a maneira correcta.

Se pelo contrário, for baseada em pressuposições minhas ou achismos meus, e baseada na interpretação de versículos isoladamente, fora do seu contexto, então ela é a forma errada de interpretar e devo ser corrigido por todo aquele que tiver respeito ao Cristianismo bíblico.


No link que cito a seguir, o irmão vê uma exposição minha sobre “salvação pela fé” que contradiz a sua posição de “salvação pelas obras”, na qual eu fundamento a minha posição com 52 citações bíblicas que não foram retiradas aleatoriamente do seu contexto.

Ainda hoje aguardo que me explique porque motivo desconsidera essas 52 passagens em relação à meia-dúzia de versículos que insiste em citar repetida e erradamente.

http://bereiano.wordpress.com/2013/11/13/funeral-momento-de-alegria (meu comentário de “novembro 28, 2013 às 3:13 pm”)


A sua teologia é um baralho de cartas, e o pior é que o irmão está preso ao seu farisaísmo denominacional pelo orgulho que vive no seu coração e não consegue dar conta disso.

Como vê é fácil provar que a sua maneira de interpretar a Bíblia é errada e perigosa; basta expor os versículos que contradizem essa sua incorrecta interpretação. Assim se vai percebendo o porquê da alteração dos pontos de doutrina por parte da cúpula ministerial da Congregação Cristã:

“Toda o texto da bíblia que não conseguirmos encaixar na nossa visão das Escrituras deixa de ser Palavra de Deus.” Assunto arrumado.


Eleotério escreveu:

Eu, particularmente tenho OBRIGAÇÃO de respeitar a tua forma de pensar, por outro lado, voce também tem que respeitar minha forma de pensar.

Vitor responde:

Mas eu respeito a sua forma de pensar! Simplesmente acho que o irmão está absoluta e completamente equivocado em relação a certos assuntos. O meu dever Cristão é tentar dizer-lho de uma forma revestida de amor (e nisso pode apontar-me o dedo pois sei que a maior parte das vezes não o consigo fazer. Mea culpa e peço-lhe desculpas sinceras por essa minha notória imperfeição).


Eleotério escreveu:

Voce, Vitor Silva, ensoberbeceu-se a ponto de postar que eu tenho que aprender com voce. Isso eu considero ARROGÂNCIA.

Vitor responde:

Irmão, acredite que tem muito a aprender comigo, da mesma forma que eu tenho muito a aprender consigo. Achar que já sabemos tudo –isso sim- é o maior sinal de arrogância e soberba.


Eleotério escreveu:

Minha família é muito grande aproximando 200 crentes da CCB. Trabalho para Cristo de todas as formas e Cristo tem me recompensado muito além do que eu mereço.

Nos dias de hoje é difícil encontrar uma família numerosa igual a minha e, por sinal abençoada financeiramente e, todos com formação universitária, servindo a Cristo em prol dos pobres do Norte de Minas, com remédios, roupas, etc, cuidando dos crentes necessitados. Levando cestas básicas, construindo Igrejas, entre outras coisas.

Vitor responde:

Os apóstolos morreram pobres e aflitos, perseguidos até à morte. Teologia da prosperidade é mais ao lado, naquelas igrejas que o irmão tanto insiste em apontar o dedo. Aqui fala-se do Cristianismo bíblico, não desconverse por favor.


Eleotério escreveu:

Isso tudo demonstra para mim que devo continuar obedecendo a doutrina na forma que Deus me iluminou.

Vitor responde:

“me” iluminou? Ah, percebo, Deus deu para todos nós um conjunto de textos que por si só são suficientes para nossa caminhada rumo aos Céus, mas o irmão tem uma revelação especial? Sabe que mais irmão, depois de ler por aqui a sua “teologia”, não me espanta essa sua afirmação, ela é de facto (muito) diferente da minha, e pior, da que está declarada na bíblia.


Eleotério escreveu:

Afinal se os sinais de BENÇÃOS DIVINAIS acompanham minha vida porque eu devería mudar a minha forma de interpretar a biblia.

Vitor responde:

“1Quanto o profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, 2E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; 3Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”

Medite.


Numa das últimas reuniões na Administração falei com um irmão (que amo, tal como ao irmão Eleotério) que me contou uma história de benção de carro prometido pela Palavra. Contou-me inclusive o que se passou depois do culto entre o irmão que pregou a palavra e um outro que não queria vender o carro. História interessantíssima, eu gostava de saber onde está o arrependimento que os Apóstolos pregavam… na volta o Espírito cansou-se de usar sempre a mesma táctica e agora tenta “comprar-nos” com carros e cursos de faculdade. É, deve ser isso.


Entretanto, vai para mais de 3 meses que não ouço falar de Jesus na minha comum. Qualquer dia sai uma circular para apagar o “Em nome do Senhor Jesus” das igrejas porque as pessoas mais cedo ou mais tarde vão começar a perguntar quem é esse Jesus que aparece escrito nas paredes e no púlpito mas de quem nunca se fala…


Eleotério escreveu:

Agora faço-lhe uma pergunta; Voce tem os mesmos sinais na tua família ?

Vitor responde:

Se tenho ou não tenho é irrelevante para o assunto a ser discutido.

O que eu tenho é um arrependimento diário no meu coração por todos os pecados que cometo, arrependimento esse que me é trazido pelo Espirito Santo que habita em mim a partir do segundo em que eu percebi e aceitei a mensagem do Evangelho (que ouvi muitos anos após me ter batizado, e fora da Congregação Cristã, veja só!). E o irmão, tem tido muito arrependimento na sua vida? Onde não há arrependimento não há Espírito Santo, e olhe que nós somos uma caixinha de imperfeições.


Eleotério escreveu:

Voce esforça-se para trabalhar em prol do evangelho de Cristo ?

Vitor responde:

Se tenho ou não tenho é irrelevante para o assunto a ser discutido, mas mantendo o tom cordial desta mensagem, respondo:

Não tanto quanto devia, mas trabalho. Estou a fazê-lo agora mesmo.


Eleotério escreveu:

Será que voce é um PARASITA que somente fica de espectador olhando os erros daqueles que trabalham para Cristo ?

Vitor responde:

Se fico ou não fico é irrelevante para o assunto a ser discutido, mas se é erro merece ser apontado e corrigido, ou não é assim? Qualquer mau serviço para Cristo deve ser bem aceite só porque foi feito com boas intenções? O irmão é daqueles que aceita bem os muçulmanos explodirem-se matando dezenas de pessoas em nome do falso-deus deles? É no nome de deus que eles fazem aquilo, vai criticar o erro?


Eleotério escreveu:

Será que voce é daqueles que só estudam livros e fazem teologia,mas, não saem a campo para batalhar por Cristo ?

Vitor responde:

Tal como o irmão não coloca a sua vida nas mãos de um coveiro (com todo o respeito pelos representantes dessa nobre profissão) para lhe fazer uma operação ao cérebro, também eu aprendi da pior forma a não colocar a minha vida espiritual nas mãos de servos de Deus que têm uma imposta antipatia pela leitura e pelo estudo.


Falta de leitura e falta de estudo produz ignorância, e eu quero ser na medida do possível o mais esclarecido possível para DEPOIS poder ter um saudável impacto espiritual na vida dos que me rodeiam.


Eleotério escreveu

Faça uma REFLEXÃO Sobre os sinais de Deus na minha família e os sinais de Deus na tua

Vitor responde:

O irmão me perdoe, mas eu ainda não o ouvi falar sobre o arrependimento diário dos constituintes da sua família: esse é o único marco quantificável na vida do crente. Esta vida é um milésimo de segundo comparado com a eternidade para o irmão (e família) se deixar enganar por carros e dinheiro e cursos de faculdade. Medite nisso.


Eleotério escreveu:

Observo na NET e até no meio do povo de Deus uma exigência a respeito dos ministros, mas, por outro lado a maioria não tem obras Cristãs e, nem servem a Deus.

Vitor responde:

Responsabilidade maior – exigência maior. Este conceito é tão simples que nem vou elaborar.

Se a professora da escola dos seus netos ensinar que 2+2=5 o irmão vai ficar de braços cruzados sem fazer nada?

Quanto mais perigoso é desvirtuar ensinamentos que dizem respeito à nossa vida eterna?


Eleotério escreveu:

Exigem mais sabedoria, virtude, conhecimento biblico, santidade, entre outras qualidades dos ministros, mas, uma Grande parte do povo nada fazem em prol do evangelho de Cristo.

Vitor responde:

Não percebo o espanto. Se eu estiver doente e for ao hospital quero ser atendido por alguém que ao menos se pareça com um médico. Para doentes já bastam os outros que lá estão pelo mesmo motivo que eu…


Eleotério escreveu:

Deus na realidade está fazendo o povo COLHER aquilo que realmente plantaram.

Evangelista Cristão contra filosofias e teôrias e, postando REALIDADES.

Vitor responde:

Oseas 4

“6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.”


Sabe de quem é a culpa do povo ser ignorante da palavra de Deus?

Daqueles que Ele colocou como ministros nas suas igrejas, que foram atrás de outras verdades em substituição do Evangelho e hoje pregam massagens ao ego aos que se assentam nas congregações.


João dizia “arrependei-vos”, hoje nas igrejas ouvimos “Deus vai abençoar”.

É, tenho a certeza que aquele a quem Jesus chamou de “maior profeta nascido de mulher” (Lucas 7:28) estava errado na sua abordagem à necessidade que assiste a todo o ser humano de ser salvo, através do arrependimento…


Deus o abençoe a toda a sua casa irmão Eleotério,

Vitor, CC em Portugal




Considerações pessoais: 

Eis o velho e surrado discurso sobre a vida pessoal e a família agora dirigido ao Vitor

Com direito à diabólica comparação egocêntrica.

Por que será que sempre me remete à parábola de Jesus do fariseu e o publicano?

Ai, ai, ai meras repetições insensatas, tolas e infantis!

Poxa, não dá pra ser mais criativo, pelo menos?! Receio que não dê, já que alma aprisionada não tem espaço para a criatividade que desarma o coração gerando poesia e ‘tiradas’ inteligentes nos debates coerentes que nos levam a usufruir da alegria na genuína Paz.

Que pena…

Confesso que ao ler as sábias considerações do Vitor, inicialmente a ideia era discordar dele quanto a aprender muito com o seu interlocutor. Porém, vendo sob outro prisma, devo concordar que há sempre algo a aprender e que também tenho aprendido com a participação do Elê no blog do Ricardo
Aprendi que os turrões e intolerantes denominacionais que insistem em seus comentários inflexíveis e incoerentes, só abrem espaço para que se leiam palavras coerentes e reflexivas vindas da parte de seus sensatos oponentes.
Valeu, Elê!

RF.


4 comentários:

Fabiano disse...

Ele deveria se chamar Eleotário...rs...

Quanta cegueira! O pior é que ele acredita no que ele fala... Não tem base um trem desse não...

E o Victor ainda foi muito bonzinho de chamar esta figura de irmão, está na cara que ele não se converteu...

Milady disse...

Eu confesso que agora, quem riu, fui eu, ao ler uma referência ao título honorífico e gentil ao Elê. *.*

O Vitor é dotado de uma paciência e eloquencia dignas de nota e louvor - quando elê invoca de falar que a família dele inteira - 200 pessoas - "serve a Deus", eu fico imaginando 200 pessoas como ele no mundo, ao vivo e a cores, no tete-a-tete... E sofro. Dá vontade de chorar.

Eu fico pensando numa maneira de pedir a Deus que realmente o Espírito Santo faça a obra, mas me sinto indigna de tal fato, visto que Elê é o supra-sumo da cristandade ccbiana moderna. Teria que ser uma 'campanha' de oração e jejum em caráter nacional.

Brincadeiras à parte, é muito sério que outros pensem da mesma forma. É aterrador imaginar que alguém defenda tanto uma instituição religiosa e não se dá conta de que não está defendendo nem a Jesus Cristo e nem à Igreja, e muito menos as doutrinas bíblicas e críveis, de fato.

Aqui cabe, talvez, uma parte do que falou, Regina, sobre o temor do Senhor.

Beijocas

Regina Farias disse...

Menina do céu, não sei se vc percebeu que eu me vi forçada (risos quero ver alguém me forçar a algo :P) a abrir uma exceção ao 'anônimo Fabiano' mas é que eu não me contive. Amei o trocadilho infame que ele fez, confesso.

Só não concordo quando ele diz que nosso nobre inonimado (como diz tu rss) não é convertido. Ele é sim, e já declarou isso várias vezes. Ele é convertido à denominação à qual ele 'pertence'. ;)

Perdão, mas hoje eu estou essencialmente satírica. Afinal, tem hora que é melhor rir.

Bjs

Milady disse...

Tarrrrde!

Olha, eu estava respondendo todas minhas atualizações pelo celular, e passei o dedo sem querer e sumiu tudo... >.<

É verdade. Ele é convertido à denominação dele - veja, vai que ele fez algum sacrifício por ela, né? O senhor Jesus tem uma igreja porque ele mesmo se deu por ela. Elê, sendo bom discípulo, quis fazer o mesmo, porque queria uma "igreja" para si.

O Fabiano foi enfático na realidade dos fatos. Irmão Elê não desistirá nunca (deveriam colocar o hino nacional no hinário: "verás que um filho teu não foge a luta").

Dava para fazer um livro, ou então, enviar via jornal, em Crônicas de um Profeta/Evangelista Cristão Do Brás no Meio de Agitadores de Internet.