"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Perdão






Para mim, é no perdão onde começa a genuína comunhão com Deus. 


Não atentamos (nos fazemos de desentendidos) para o 'ASSIM COMO' da oração que Jesus nos ensinou. 

Isso é muito sério! 



E nos versículos seguintes -14 e 15 - Jesus ainda enfatiza, pra deixar bem claro e não restar qualquer dúvida:



Porque SE perdoardes aos homens as suas ofensas vosso Pai celestial vos perdoará; SE, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. 

Esse 'assim como' e esse 'SE' são condições para que Deus nos perdoe. Está muuuuito claro!!!

Em Lucas, Jesus mostra que o número de vezes para perdoar um irmão arrependido é ilimitado: 

'E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe'. (17:3.4)

Também no exemplo da pergunta de Pedro, Jesus responder 'setenta vezes sete', indica infinidade de vezes! Tantas quantas forem preciso!

Resumo da ópera: exercer misericórdia com o nosso próximo é pré-requisito para receber o perdão de Deus. Ponto!

E é claro que não é fácil! Mas aí é onde recorremos a Deus! Entregando-LHE nossas mágoas verdadeiramente, sem reservas, além de reatar a relação que estava 'arranhada' vamos passando por um impressionante processo de cura. No final das contas é um processo que beneficia a todos. 

Como eu amo esse Jesus prático, ético, curativo, perfeito, que nos impulsiona na busca de soluções saudáveis que nos façam amadurecer em todos os sentidos e possamos (con)viver sem nos ofendermos, nos acusarmos, apontarmos o outro, para que, enfim, possamos viver em harmonia... Ainda que divergentes! E, quando acontecer de vacilarmos e voltarmos a ofender, e acusar, e apontar, e julgar... Recuarmos! Começando tudo de novo, num mesmo processo, pra vida toda...

O que eu observo, e me deixa mais apaixonada por esse Jesus maravilhoso, é que nas suas exigências nada tem de religioso, não tem nada a ver com performance, com exterioridades. Seu zelo, seu cuidado, seu amor infinito é em relação às doenças das nossas almas que nos viciam, nos oprimem e nos aprisionam, impedindo-nos de colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. 

Eita, Jesus!!! ;)

Comentário feito AQUI  <--- nbsp="">

Nenhum comentário: