"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Toda instituição faz mal?

(Igreja: fábrica de produzir robôs)






Passado o engano, as pessoas começam a cair na real. Então, surgem muitas e muitas perguntas: 

- O que faço? 

- Para que igreja eu vou? 

- Ainda existem igrejas boas? Onde elas estão?

Sim, ainda há boas igrejas e bons pastores. 

A maioria, todavia, existe na obscuridade em razão de que se negaram a entrar no “esquemão evangélico”, espaço no qual se criam os grandes Shows de Fé, porém, vazios do Evangelho.

Muitas dessas boas igrejas nem são “interessantes” como ajuntamento e nem sempre têm pastores “carismáticos”. Mas são honestas, sinceras, sérias, misericordiosas e capazes de lidar em amor e graça com a natureza humana.

Das chamadas igrejas grandes e institucionais que conheço no país, a mais aberta, sadia, amiga, sincera, pronta a acolher, bondosa, gentil, educada, e extremamente prática no trato da vida, é a Catedral Presbiteriana do Rio.

Para mim, a Catedral é uma prova de que uma comunidade pode ter história - muita história por sinal - e não se deixar matar pelo peso das tradições e nem se deixar engolfar pelo culto a si mesma.

No entanto, tudo depende da liderança. E, sem dúvida, o pastorado do Reverendo Guilhermino Cunha é a razão de que aquela igreja seja hoje um dos lugares mais sadios do país para se frequentar e criar os filhos.

Estou dizendo isto porque desejo deixar bem claro que não é a instituição que tem o poder de matar as coisas, mas sim o coração que se deixar fixar pelos limites da instituição, fazendo da existência dela um fim em si mesmo.

Uma instituição é sempre algo como o Sábado nas narrativas do Evangelho: pode ser dia de descanso ou pode ser dia de prisão e dia de juízo e morte. 

Tudo depende de como se vê as coisas.

Simplificando: nenhuma instituição tem o poder de fazer mal quando os homens não se deixam instituir como função engessada dentro da instituição.

Ora, assim como o Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado, assim também a instituição existe para servir o homem, e não o homem à instituição.

Toda instituição que existe para servir aos homens é boa e útil. 

Porém, quando ela demanda que os homens existam para mantê-la e servi-la, então, ela se torna demoníaca e instrumento do congelamento das almas humanas.

Ou seja: uma instituição só tem poder maléfico se os homens a servirem como algo que é superior à vida e a existência dos indivíduos.

Quando é assim, até o Templo de Jerusalém vira morada de demônios e gera para a escravidão. 

Quem entende isso já andou mais da metade do caminho.

Extraído DAQUI


(Negritos meus-RF)



3 comentários:

Wendel Bernardes - Lendas de Vidas disse...

Achei o texto muito honesto, sincero e digno de ser lido (entendido).

Creio parecido. Acredito que generalizar finca nos corações a mesma agonia de viver enclausurado!

Embora sejam coisas distintas, o preconceito contra as instituições passa pelo mesmo coração que busca ser livre, seja nelas ou fora delas.

Brilhante ponderação, justa e madura!
Estava ontem mesmo falando isso aqui em casa. Creio que cada um deve buscar seu equilíbrio nesse sentido. Não posso crer que apenas os que vivem de 'determinado modo' serão 'salvos' ou figuram na 'verdadeira igreja'...

Conheço gente honesta em todos os lugares.... dentro e fora das chamadas instituições. E ainda mais.... Conheço PASTORES honestos fazendo a mesma linha. (dentro ou fora tb).

Então, a linha de equilíbrio segue a maturidade dessa escolha!

Beijão.

Alan Capriles disse...

"...assim como o Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado, assim também a instituição existe para servir o homem, e não o homem à instituição."

Perfeito!

:)

robson lins cavalcanti disse...

Parabéns pela visão, com certeza o Espirito Santo lhe usou, temos que estar sintonizados no que o Senhor espera de nós, há muito tempo que igrejas vêm se esquecendo de pregar o que Ele pediu e prega outras coisas, lamentavél, mas Ele é tão bom que nos deu o livre arbítrio, então cada um que se dispor pegue a sua cruz e siga-O.