"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

NAS MÃOS DO ENTREVISTADOR




- Eu não leio jornal!

Foi o que disse em uma entrevista de emprego tempos atrás. Logo fui ‘fuzilado’ com o olhar do entrevistador, que, em seguida, deu o exemplo de um entrevistado anterior que respondeu essa pergunta como deveria ser respondida – em sua opinião, acredito – dizendo que lê todos os dias, sendo capaz de expor a cotação do Dólar e o preço do barril de petróleo.

Eu não me dou com o cheiro das folhas do tradicional tablóide, sua textura lacrimeja meus olhos, não consigo me acostumar. Em minha opinião o jornal impresso é lento e está sempre atrasado. Sou da máxima: “O jornal de hoje é o embrulho do peixe de amanhã”. Mas o principal disso tudo é que jornais são tendenciosos, político-partidários e engessados. Gosto de escolher meus próprios colunistas e escritores. Ler bons livros, sites e blogs. Comparar tele-jornais e comentaristas de rádio. Enfim, o velho periódico impresso não me atrai.

Foi determinante na bendita entrevista. Não deu tempo de me explicar. O entrevistador era arrogante e estressado. Sua opinião era lei e seus gostos a sua estratégia para seleção dos profissionais da empresa. Desconfio que, por conta da sua fraqueza nas avaliações, ele tenha deixado escorregar entre seus dedos bons candidatos.

Leio blogs sobre cultura, esportes (futebol e fórmula um são os meus preferidos), notícias do esporte no meu Estado, economia, blogs do cotidiano. Estes são alguns exemplos específicos, porém, eu leio os principais colunistas dos jornais locais e nacionais mais tradicionais pela internet, que são atualizados a cada cinco minutos, entre outros. Tenho todos os atalhos no meu computador.

Assisto, quando posso, telejornais nacionais e internacionais para aprender expressões técnicas em inglês e para reforçar a minha compreensão da língua; quando estou no trânsito sempre escuto rádios de notícias e gosto de ouvir emissoras da frequência AM com a velha e boa resenha diária do futebol.

Mas não me pergunte a cotação do dólar. Eu não sei. Nem o preço do barril de petróleo. Também não faço ideia. Posso até indicar alguns sites. Fiquei estigmatizado pelo entrevistador, na ocasião. Sua pergunta foi sobre o que eu gosto de ler quando pego em um jornal. Confesso que a minha resposta não foi das melhores naquele momento. Eu leio sim jornais! Não leio a gazeta diária impressa. Mas estou constantemente lendo o que há de novidade na internet sobre as diversas áreas, artigos, colunas e opiniões enquanto trabalho e estudo no computador. Costumeiramente ouço rádios e assisto telejornais.

Ficou a experiência de como responder aos entrevistadores rasos, limitados e mal preparados.

Leonardo Farias Rocha (meu filho)




Texto relacionado:

Nenhum comentário: