"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Celebração da Ceia do Senhor




Em muitas igrejas os diáconos são encarregados da preparação antecipada da Ceia do Senhor. Esta é uma honra que estes servos de Deus têm diante da igreja local. Devem zelar para que os elementos sejam apropriados tanto em qualidade, como o corte do pão e a distribuição do cálice, e ainda a disposição na mesa. Todavia, após o término do culto, eles são responsáveis pelas sobras dos elementos da Ceia. 

A pergunta é: o que fazer dos elementos que sobraram?


É quase impossível estabelecer uma regra absoluta quanto ao assunto. Devemos nos orientar por um princípio geral, isto é, que o preparo, o manuseio, e o eliminar dos elementos devem evitar qualquer superstição, erro doutrinário, ou a prática da veneração do pão e do cálice, antes, durante ou após a celebração da Ceia do Senhor, atribuindo-lhes algum poder inerente, ou valor permanente

A Confissão de Fé de Westminster declara que "os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal relação com o Cristo Crucificado, que, verdadeiramente, embora só num sentido sacramental, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; se bem que, em substância e natureza, conservam-se verdadeiro e somente pão e vinho, como eram antes." 

Há diferentes práticas adotadas pelas igrejas evangélicas:

1. Muitos guardam as sobras, tanto do pão como do cálice, para a próxima realização da Ceia. O problema é que quando a celebração seguinte demora, ou sendo realizada mensalmente, os elementos podem não ter a mesma qualidade, por causa da fermentação, decomposição, ou até mesmo por serem inaproveitáveis por causa da sua inadequada preservação.
2. Em alguns casos há diáconos que após o culto, enterram as sobras do pão e do cálice. Mas, isto apenas aumenta a ignorância e piora o misticismo irracional que, diga-se de passagem, é uma herança do catolicismo romano.
3. Há aqueles que jogam no lixo as sobras da Ceia. O fato de se jogar fora pode ser por não querer aproveitar os elementos, porque uma vez cortados não é possível aproveita-los para uma refeição posterior. Mas, corre-se o risco de fazê-lo pelo mesmo motivo daqueles que preferem enterrar.

Esta confusão é desnecessária, mas ofende a consciência de alguns amados e sinceros irmãos que não foram corretamente instruídos sobre a natureza da Ceia do Senhor. 

Eis alguns motivos desta comum confusão:

1. Por serem instruídos sem base nas Escrituras a divinizar o pão e o cálice inconscientes da heresia que estão praticando.
2. Por esquecerem que o pão e cálice são meros símbolos, e que não há nenhuma mutação essencial nos elementos. Apenas a presença espiritual manifesta-se durante a Ceia nos alimentando com a graça (por isso, é um meio de graça). Os elementos da Ceia não se tornam (transubstanciação), nem contém (consubstanciação) o corpo físico de Cristo. Embora separados do uso comum, continuam sendo o que sempre foram, o pão e cálice; não sofrem nenhuma mutação substancial, mas apenas representam uma realidade espiritual presente durante a correta celebração da Ceia. Cristo está presente espiritual e não fisicamente.
3. Por confundirem que o importante na Ceia são as palavras, o ato, e o momento da celebração da comunhão nada acrescentando, nem permanecendo nos elementos de modo que devem ser considerados como objetos de veneração.

Algumas recomendações pastorais sobre "as sobras da Ceia":

1. Não alimente o sentimento pelos elementos como se eles fossem o próprio Cristo! Não podemos cair no sutil erro da idolatria como o fazem os romanistas.
2. No manuseio dos elementos não os vulgarize. Este é o outro extremo, também praticado por ignorância. Não devemos brincar com aquilo que é sério. O símbolo [pão e vinho] mesmo quando não usado na Ceia não deve ser banalizado, se separado para este fim.
3. Não há nenhum problema em se comer as sobras do pão e beber do resto do cálice, porque após o término do culto, eles se limitam a ser apenas o que sempre foram, pão e vinho, porque após a celebração perderam o seu significado e eficácia espiritual como meio de graça.
4. Se os diáconos resolverem dar as sobras dos elementos para as crianças (o que acontece em alguns lugares), deve-se inevitavelmente, com clareza, ensiná-las que aquilo que elas estão comendo não é a Ceia do Senhor (nem permiti-las brincar de Santa Ceia), mas apenas as sobras do pão e do cálice. Isto deve ser feito, de modo que, seja evitado escândalos, uma concepção errada, e a confusão na mente dos infantes que ainda não possuem discernimento da seriedade da Ceia do Senhor.

A minha real preocupação com este artigo não é com as sobras dos elementos da Ceia, mas com o pressuposto teológico. A crença modela o comportamento. Então, não é apenas durante a Ceia que manifestamos a nossa convicção de fé, mas após o seu término quando vamos nos desfazer das sobras dos elementos. Infelizmente, um expressivo número de igrejas locais são absurdamente incoerentes quanto a este assunto! Mesmo aqueles que durante a Ceia confessam que ela é apenas um mero memorial (zwinglianos), ou, ainda outros que creem que embora sendo um símbolo representa o corpo e o sangue, a presença de Cristo é somente espiritual, e não física (calvinistas); entretanto, após a Ceia acabam por negar o seu credo com ranços do romanismo. Com isto, não somente negamos a nossa doutrina na prática, mas desonramos o ensino do nosso Senhor.

Extraído daqui: Jornalismo Gospel
(Grifos meus-RF)

Textos relacionados:









9 comentários:

HP disse...

Sister,

Perfeita postagem.

Eu confesso que sempre me arrepiou a idéia de enterrar o pão e o vinho depois das Santa Ceias.

Porém, confesso que não vejo um grande desvio doutrinário nisso. Classifico como o batismo por imersão ou aspersão. Com água ou areia.

Quer enterrar os restos da Santa Ceia? Tudo bem. Quer dar as crianças e dizer que é apenas pão comum? Tudo bem também. Quer jogar no lixo? Tudo bem também.

Suco de uva ou vinho? Tanto faz.
Pão levedado ou ázimo? Tanto faz.

Se fosse pão doce e suco de morango dava no mesmo. O que importa não é o que se come, mas a lembrança Daquele que morreu por nós na Cruz.

Comemos e bebemos, fazemos isto em memória Dele.

Abs!!!


PS: Pode sentar a ripa se discordar. Tô aqui pra aprender! :-)

Regina Farias disse...

rssss
Adoro discordar de quem continua meu amigo ;)

A grande questão para mim nem é esse lance de grande desvio doutrinário. É a utilidade e o desperdício de ALIMENTO!!! É o contrasssenso.

Na boa! Eu acho muito esquisito e contraditório justamente a igreja que deveria saciar a fome (literalmente) de quem tem fome, e, no entanto, pegar alimento e jogar fora em nome de um cerimonialismo (enterrar) sem o menor sentido.

Sinceramente, sou mais o Rotary (que fiz parte desde a infância) que nas reuniões festivas sobra aquele absurdo de comida e a gente colocava no carro e ia distribuir nas comunidades carentes. Isso (pra mim) faz todo sentido, não importa como estavam os corações na reunião ou se não havia muito esforço para levar aos pobres rss

Deus quer que socorramos o outro.
É assim que eu vejo o Evangelho.

E já que estamos aqui pra discordar rss, ainda em relação à Ceia, eu discordo quando interpretam que Paulo diz aos Coríntios que é pra celebrar morte de Jesus. Como assim?! Se Ele RESSUSCITOU!

O povo se escandaliza mas eu leio e não concordo com a forma que eles acham que Paulo está dizendo: '...anunciais a morte do Senhor até que ele venha'. Ora, Ele MORREU... E RESSUSCITOU!!! E hoje vive para sempre! Daí o cuidado em não pegar uma parte apenas, porque distorce por completo o sentido!!!

O próprio Jesus, nessa celebração que tinha outra conotação entre os judeus, diz assim:

'Fazei isso em minha memória'

Um memorial que inclui o 'pacote' todo: sofrimento, morte na cruz E RESSURREIÇÃO!!! Um testemunho da morte de Cristo em lugar de SEUS filhos,claro! Mas seguido de um testemunho de vida eterna. Essa é a ideia.

Inclusive, eu acho interessante o que diz Paulo a seguir em 1Co 11 que se trata de um conjunto de coisas que nos acontece como indivíduo e como coletividade: esse 'evento' serve para exercitar o companheirismo (v.17), como um momento especial de compartilhar (v.18), um testemunho da morte de Jesus no nosso lugar (v.26) e um meio pelo qual os cristãos são desafiados a examinarem sua vida espiritual (v.28).

Essa é minha conclusão pessoal, não fui atrás de nenhum guru pra me orientar. E mesmo que Paulo estivesse falando 'por si' eu acho que posso questionar o que ele diz, por que não? Quantas vezes li nas epístolas dele: 'falo por mim, falo como homem', tipo 'é opinião pessoal, é meu jeito de ver' etc. Claro que ele tinha 'a mente de Cristo', mas ele não era incorruptível. Lembremos que ele era um homem, um ser humano que errava e pecava como nós! Ele mesmo dizia ser o maior dos pecadores justamente pra ninguém ficar pensando que porque ele tinha a obrigação de levar o Evangelho, ele se sentisse 'o cara', o melhor do que os outros. Mas isso é outra história rss

Abs!!!

Regina Farias disse...


Sabe qual é o grande problema? As pessoas têm um apego doentio, uma idolatria pelas liturgias, pelas cerimônias, pelos rituais. A gente lê as narrativas bíblicas e vê claramente que Deus não dá importância para as cerimônias.
Tem algo que Ele diz enfaticamente, em tom IMPERATIVO, e que é emblemático:

'Misericórdia quero, e não sacrifício. E o conhecimento de Deus, mais do que holocausto'.

Veja que Ele coloca em segundo plano tudo que se refere a performance e exterioridade. Claro que esses cerimonialismos todos são sempre formas do homem lembrar do amor de Deus, principalmente porque temos uma memória curta principalmente em relação a gratidão, sendo tendenciosos a esquecer Sua misericórdia e soberania. Tanto que começamos a fazer nossos bezerrinhos de ouro em nome Dele, dentro das nossas denominações. Por isso o foco Dele para conosco sempre foi e será em relação ao coração.

'Misericórdia quero, e não sacrifício. E o conhecimento de Deus, mais do que holocausto'.

Veja a Festa de Babete, por exemplo. Tem Ceia mais eficaz do que esta?!!! E não foram procurar um lugar 'sagrado' pra compartilhar. Foi ali mesmo onde moravam aquelas moças que Deus derramou toda Sua Graça! E ali as pessoas se reconciliaram e aquela vida sem sentido tomou novo fôlego! Houve um avivamento ali e não foi nenhum líder religioso que promoveu. Foi simplesmente uma empregada doméstica!!!

A bíblia nos conta que os apóstolos procuravam um lugar especial para celebrar a 'Santa Ceia' e Jesus descartou qualquer lugar suntuoso preferindo em casa de um homem comum que fazia trabalho de mulher. (Dificilmente um homem era visto com um cântaro, isso era exclusivo de mulher). Um mero cenáculo que mais tarde foi transformado em 'O Cenáculo', parte do templo onde Jesus realizou a ceia, mas que, na verdade era um lugar comum, de uma casa comum, onde se jantava e que era no máximo, espaçoso. Essa coisa de transformar em pompa sagrada e religiosa é invenção do homem. Muita pompa (exterioridade) e pouca sinceridade (interior).

É disso que falo...

Abs, brôw!!!

HP disse...

Oi sister!

Uau. Gostei do esclarecimento.

Sem dúvidas a Santa Ceia é aquela que transforma nossas vidas com o próximo. É isso que o Senhor sempre quis. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!"

Senão não há o porquê da Santa Ceia.

E concordo plenamente sobre o "Lembrar da Ressurreição" também, afinal é lembrar de tudo que o mestre nos fez. Da misericórdia, da compaixão, do amor, da morte em nosso lugar, do sacrifício perfeito, da ressurreição, da intercessão Dele ao Pai...

Sobre matar a fome de quem tem, só acho que a quantidade de pão na Santa Ceia é pouquinha.. mas mesmo assim as sobras serviriam pra alguém matar a fome sim.

Valeu pelo comentário elucidativo!!

Abs sister!


Regina Farias disse...

HP,

Estou vendo que você é mais amadurecido do que eu em relação a 'discordar'. Já disseram aqui que eu não sei lidar com isso he he

Ah,se soubessem que o que mais aprecio numa pessoa é justamente ser meu amigo de verdade resguardadas as devidas discordâncias rss

'Mazenfin...'

Bem, eu sabia que vc ia dizer que era pouquinho, tudo bem, sei que em alguns casos (lugares menores) é uma quantidade insignificante. Mas, enterrar?! Não é um pouco sinistro, não? A propósito, o que mais escutei na CCB desde novinha, entre familiares e amigos, foi esse lance de enterrar, sepultar, a voz 'de Deus' dizendo: "vou lhe colocar numa sepultura se vc não seguir a doutrina da CCB" rss Negócio esquisito... Parece que têm um prazer mórbido nessas expressões. Acho que a banda da preferência deles é a do Andreas Kisser kkkkkkkkk Nada contra ele, muuuuito pelo contrário, o cara é exemplo de marido e pai de família.

E quando Jesus diz pra fazer em sua memória tem justamente esse sentido amplo de TUDO que Ele fez e requer que façamos igual!", Se assim não for essa 'Santa Ceia' se limita a um show de fé igualzinho ao que se vê na TV. Fé não precisa de show. Aliás, não tem nem como se fazer um espetáculo da fé. Já que fé não se vê...

Em Cristo, cuja Verdade nos liberta de TODA crendice.

R.

HP disse...

Vou te confessar sister, mas não pra te deixar envaidecida, pois toda a Glória é pro Pai, tá?

Você sempre é usada por Deus para me esclarecer as coisas. Tipo, me fazer enxergar, pensar, botar a cuca pra funcionar.

Hoje, respirando o "ar puro" do Evangelho, percebo quão poluída e sufocante foi a minha vida lá pra trás.

Hoje consigo enxergar que eu era o velho barbudo, desdentado e resmungão, comendo o "bacalhau cozido e uma papa feita de pão escaldado em água enriquecida com um borrifo de cerveja."

Hoje eu continuo "desdentado", mas tô "lá fora, dando as mãos ao redor da fonte da ÁGUA DA VIDA, cantando entusiasmado os velhos hinos da fé!"

rsrsrs

Minhas férias não poderiam merecer final melhor.

E eu não ganharia presente de aniversário melhor do que aprender tanta coisa linda!

Regina Farias disse...

HP,
Vc me deixou na dúvida. Pensei: e agora, publico ou não? rss Vc me colocando como guru e eu publicando vai parecer vaidade rss Mas, como nem tudo que parece é, arrisquei! Já que ao ler sua auto avaliação eu me vi nela também. Afinal, eu não escrevo porque sei, mas porque quero aprender. Assim como vc tb... Como já dissemos certa vez, escrever é libertador.
E teu niver é hoje?! Q massa! Não sabia. Mas vão meus sinceros votos de felicidade e que Deus te abençoe grandemente!
Abs, brôw!
R.

HP disse...

hahaha

Magina, Rê. Eu sei que isso não te sobe à cabeça, e aliás, já dizia o pregador "Tudo é vaidade debaixo do sol", né não?

Meu niver foi segunda feira, o dia que você publicou o texto. Sem vc saber, publicar este texto foi um presente para mim!

Aprendi mais uma coisa boa. E veio em dose quádrupla com os três textos linkados juntos a este principal.

Grande abraço sister. Que Deus continue te abençoando!

Regina Farias disse...

Overdose repassada rss Imagine vc também que eu repasso essa overdose assim como a recebi do Espírito!

Parece mera pretensão mas, bora combinar, só entende quem está na mesma sintonia rss

E essa sintonia é tão simples. Não tem mágica nem qualquer dificuldade. É só se despojar do velho homem... É só a pessoa começar se livrando naturalmente da velha e pesada capa denominacional que insiste em viver na contra mão do Evangelho. E aí tudo vai acontecendo.

Pra mim, esse sim, é o verdadeiro milagre!!!

;)